Exposição do Acervo abre Temporada 2015 (postado em 27 de janeiro 2014)

 

 

O Laboratório das Artes está apresentando desde o dia 26 de Janeiro a mostra Arquitetos Artistas no Acervo Permanente do Laboratório das Artes, que reúne expressiva parcela das pinturas, desenhos e gravuras do LAB, incluindo parte das novas aquisições realizadas durante os dois últimos anos.
A curadoria da mostra é da artista plástica e professora Atalie Rodrigues Alves, responsável pela manutenção e expansão do acervo. O objetivo da mostra é divulgar as artes visuais modernas na cidade e região, incluindo a produção de grandes artistas plásticos do país. O recorte adotado pela curadora inclui apenas obras de artistas cuja formação foi em arquitetura:
Antônio dos Reis Delmônaco, Carlos Palladini, Cláudio Tozzi, Flávio Império, Gilberto Salvador, Ivo Indiano, Luciano Ogura, Marcos Marchetti, Maurício Fridman, Maurício Nogueira Lima, Mauro Ferreira, Newton Mesquita, Paulo Miranda, Paulo Moreira, Podô, Savério Castellano, Semíramis Paterno, Silvio Oppenheim, Takashi Fukushima, Ubirajara Ribeiro e Vera Ilse.
Na exposição, destacam-se a obra de Cláudio Tozzi, artista de renome internacional, dos artistas Ubirajara Ribeiro, Flávio Império, Maurício Nogueira Lima, dentre outras aquisições recentes do acervo. A exposição irá até o dia 12 de Março.


Laboratório das Artes: Rua Cuba, 1099 | Jardim Consolação | Telefone (16) 3722.5004

www.laboratoriodasartes.com.br

www.facebook/labdasartes


Doação enriquece Acervo Permanente do LAB (postado em 06 de Janeiro 2015)

 

 

Evandro Cardoso Santos, filho de Maria Lucia Cardoso dos Santos e de Alcides Antiorio dos Santos (farmacêutico formado pela USP Ribeirão Preto), doou ao acervo do LAB uma obra de 1977 do artista José Sidney Leandro, de São Carlos. Por viver no exterior e não ter como levá-la, seu objetivo era deixar a obra, que ornava o apartamento onde seus pais haviam vivido em Ribeirão Preto, nas mãos de quem o preservasse adequadamente. Num daqueles arranjos que só a vida e a arte podem proporcionar, escolheu o LAB ao conhecer, pela internet, o acervo e o cuidado com sua conservação.
Maria Lúcia Cardoso dos Santos era sergipana, formada em Enfermagem pela USP de Ribeirão Preto, com mestrado e doutorado na área. Estudou no Conservatório Dramático e Musical "Conselheiro Lafayete". Publicou os livros "Moleque carapinha" (poesia, 1979); "Li-lê-leia" (poesia infantl, 1984); "O eu e o nós" (poesia, 1ª ed. 1987, reedita em 1997 e 1998 ); "Telhado de vidro" (contos, 1997). A escritora faleceu em Fevereiro de 2014. Foi uma das criadoras e coordenadora do curso de Enfermagem na UFSCar na década de 70. Em sua casa, organizava saraus de poesia. Seu interesse pela arte a aproximou do artista José Sidney Leandro, que era coordenador de atividades culturais da UFSCar, que foi o criador da chamada "Sessão Maldita" de cinema na universidade. Nos anos 80, Leandro foi próximo do LAB, tendo realizado um curso de cinema na sede da rua Cuba, para o pessoal que tocava o cine-clube naquela época e também apoiou os concursos de poesia do LAB. Numa daquelas coincidências da vida, Maria Lúcia veio ao LAB para declamar suas poesias em 1983, trazida por Leandro.
O LAB se sente honrado em receber a obra do artista de São Carlos e agradece a confiança da família em doar a obra ao seu acervo.


Obra de José Sidney Leandro Maria Lucia

Natal com Arte (postado em 16 de novembro 2014)

 

 

Nesta época de final de ano, presentear arte pode proporcionar a diferença. Rubem Alves, no seu livro "Pimentas", afirma que "dar presentes é uma arte sutil. Porque um presente diz à pessoa o que penso dela. Um presente, para ser presente, deve ser dado ao desejo do outro - desejo que ele não diz e que eu tenho que adivinhar".
No LAB, os interessados poderão encontrar obras de arte como pinturas, desenhos e gravuras a preços acessíveis dos artistas que participam do movimento de artes visuais modernas em Franca, como Atalie Rodrigues Alves, Ivo Indiano e Gerson Oliveira e, ao mesmo tempo, visitar as exposições que estão em cartaz, da artista ribeirão-pretana Semíramis Paterno (Calendário Marka) e de doze artistas de Franca e região (Era uma Vez). O LAB permanecerá funcionando normalmente até a véspera do natal.


LAB encerra temporada de exposições e lança DVD de Arte Moderna (postado em 03 de dezembro 2014)

 

 

No dia 5 de Dezembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, o LAB inaugura a mostra Arte no Calendário Marka 2015, com obras da artista ribeirão-pretana Semíramis Paterno. A empresa de pré-moldados Marka é parceira do LAB nesta iniciativa, que vem apresentando obras de artistas da região no calendário anual que a empresa distribui a seus parceiros, clientes e colaboradores. A exposição vai marcar o encerramento da temporada de 2014, que foi um sucesso. O planejamento das ações para o próximo ano também já foi realizado e envolve dezenas de exposições, oficinas e outros projetos de desenvolvimento das artes visuais na cidade.
Na mesma noite da abertura da Arte no Calendário Marka 2015, será lançado o DVD Arte Moderna em Franca, realizado pelo LAB em parceria com a UNIFRAN, com a direção de Gustavo Lopes.


Exposição: Calendário Marka 2015 DVD ARTE MODERNA EM FRANCA

LAB faz planejamento para 2015 (postado em 26 de novembro 2014)

 

 

O LAB já estabeleceu suas diretrizes culturais para o ano de 2015. Na reunião de planejamento estratégico do grupo ficou estabelecida a programação de exposições, novos projetos que incluem elaboração de livros de arte e mostras temáticas, cursos, oficinas e um projeto em parceria com o Instituto Pró-Criança, que combate o trabalho infantil na indústria calçadista de Franca. Além disso, foram discutidas a sustentação financeira e a ampliação do acervo do Museu de Arte Moderna mantido pelo LAB.


Final de Ano com Arte (postado em 25 de novembro 2014)

 

 

Prossegue até o dia 5 de Dezembro a exposição Era uma Vez, que traz trabalhos de doze artistas que apoiam o LAB. As pinturas, gravuras e desenhos retratam edifícios da cidade que foram demolidos ou descaracterizados ao longos dos anos, num retrato vivo das dificuldades da preservação histórica local. Os trabalhos, com o apoio da empresa Prontasso, foram reproduzidos em cartões postais (Artebox) que podem ser adquiridos na sede do LAB. Em seguida, a exposição da artista Semi Paterno vai encerrar o programa anual de mostras, com suas aquarelas que vão abrilhantar o calendário da empresa francana de pré-moldados Marka.


DVD Arte Moderna em Franca em fase de conclusão (postado em 14 de novembro 2014)

 

 

Está em fase de produção final o DVD "Arte Moderna em Franca", uma parceria entre o Laboratório das Artes e a UNIFRAN. À frente do projeto pela UNIFRAN, o professor e fotógrafo Gustavo Lopes foi o responsável pelo video, que traz depoimentos de Alexandre Sampaio, coordenador do curso de artes da universidade, do arquiteto Mauro Ferreira, pelo LAB e mais oito artistas que fazem a arte moderna da cidade e região.
Até o início de Dezembro, o DVD será distribuido gratuitamente a todas as escolas da rede pública estadual, de maneira que os professores de educação artística possam utilizar como material didático as entrevistas e imagens dos artistas. Além do DVD, o LAB está comercializando um novo produto, o Artebox "Era uma vez", onde doze artistas reinterpretam edifícios históricos de Franca que foram demolidos ou adulterados. O Artebox, cujo conteúdo são doze cartões postais coloridos pode ser adquirido na sede do LAB. Pedidos pelo correio também são aceitos.


DVD Arte Moderna em Franca

Acervo do Museu do LAB ganha novas obras (postado em 04 de novembro 2014)

 

 

A ampliação e conservação do Acervo do Museu de Arte Moderna do LAB, uma das principais prioridades do grupo artístico, está sendo enriquecido, dentre outras obras, com a doação de aquarelas do artista são-joaquinense Norberto Stori e do são-carlense Marco Marchetti, bem como de gravuras do reconhecido artista Nory Figueiredo (de Capivari). O acervo já possui mais de 250 obras de artistas locais e da região, constituindo-se no mais importante acervo francano de artes visuais modernas. As obras são expostas duas vezes por ano, numa coletiva do acervo que apresenta ao público em geral recortes da coleção. A próxima mostra do acervo será realizada em Janeiro de 2015, com curadoria de Atalie Rodrigues Alves.


O curioso resgate da pintura de Paulo Pereira para o Acervo do LAB (postado em 04 de novembro 2014)

 

 

O acervo do LAB recebeu de volta ao acervo, devidamente restaurado pelo autor, uma pintura do premiado artista francano Paulo César Pereira, que reside atualmente em Itatiba, onde dá continuidade a sua importante obra como artista gráfico. Trata-se do resgate de uma obra de arte premiada num dos primeiros salões de Arte Moderna de Franca e que foi adquirida pelo LAB de forma curiosa: a obra havia sido comprada pelo Banespa, como prêmio-aquisição no Salão de Arte de Franca de 1982.
Recentemente, com a privatização do Banespa pelo Santander, este último decidiu doar a uma entidade beneficente todo o acervo de arte existente nas antigas agências do Banespa. A entidade realizou um leilão das obras, onde um dos componentes do LAB identificou a obra de Paulo Pereira, fez o lance vencedor e "repatriou-a" para o lugar de onde nunca deveria ter saído, que é a cidade de Franca. Como a obra estava danificada, o LAB solicitou ao próprio autor que a restaurasse, o que fez de imediato.


Obra de Paulo Cesar

Pesquisa Anual de Museus (postado em 04 de novembro 2014)

 

 

O LAB já respondeu a pesquisa Anual, pois entende como fundamental sua participação para que o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM possa conhecer e mapear a realidade museal brasileira e, desta forma, elaborar um diagnóstico atual dos museus no país. Pesquisas como essa são também essenciais para o monitoramento das políticas públicas existentes para o setor, bem como para fomentar ações e outras políticas destinadas ao desenvolvimento do campo museal.


Pesquisa Anual de Museus

INICIAL 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 ...