Márcio Goldzweig doa obra ao Acervo (postado em 21 de maio 2014)

 

 

O ilustrador e gravador carioca Márcio Goldzweig doou uma gravura que retrata Adoniran Barbosa para o acervo do LAB. Márcio iniciou sua formação artística em 1970 no curso livre de pintura e gravura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro ministrado por Ivan Serpa.
Em 1975 iniciou a carreira de ilustrador publicitário, produzindo capas para cadernos escolares e vinte anos depois, passou a trabalhar com webdesign. Em 2011, entrou para a Oficina de Gravura do SESC-Tijuca, voltando a produzir gravuras em metal, xilogravuras, linóleogravuras e experiências artísticas com técnicas correlatas.


Laboratório das Artes vai realizar Palestra e Passeio para divulgar o Patrimônio Cultural de Franca na Semana dos Museus (postado em 05 de maio 2014)

 

 

Atividade programada para a 12° Semana Nacional dos Museus, o Laboratório das Artes vai promover mais um passeio para divulgar e discutir a preservação do patrimônio cultural arquitetônico de Franca, desta vez com ênfase na sua História Urbana. A atividade será realizada na manhã do dia 14 de Maio, quarta-feira, a partir das 9:30 horas, partindo da sua sede da rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação). Haverá uma palestra sobre o patrimônio tombado em Franca e após, o passeio. O objetivo do evento é fomentar a discussão sobre a preservação do patrimônio cultural local.
O passeio será conduzido por Mauro Ferreira, arquiteto e pesquisador do LabDES da UNESP-Franca, um dos coordenadores do Lab. As inscrições (gratuitas) podem ser agendadas pelo telefone do LAB (3722-5004), de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas também no site da entidade – www.laboratoriodasartes.com.br


Novas Exposições e ampliação do Acervo (postado em 05 de maio 2014)

 

 

A programação do LAB para o restante do ano está definida. Em substituição à mostra de gravuras 6x6 (que fica em cartaz até 17 de maio), vai entrar a mostra Abstração e Figuração no Acervo do Laboratório das Artes, com curadoria da artista Atalie Rodrigues Alves. A intenção é expor parte do acervo, incluindo as novas aquisições do acervo permanente (que incluem nomes importantes da região, como da ribeirão-pretana Odila Mestriner, artista que participou da Bienal de Arte de São Paulo, Norberto Stori e Flávio Império, dentre outros). Para o segundo semestre, estão previstas a mostra de pinturas de Lucilia Romão, uma coletiva com obras de quinze aquarelistas e as mostras dos projetos coletivos Anjos e Era uma Vez.


LAB leva Arte Local para a Região (postado em 05 de maio 2014)

 

 

Também no segundo semestre, o LAB levará para as cidades de Uberaba (MG) e São José do Rio Preto (SP) mostras de artistas francanos. Em Uberaba, a artista Atalie vai apresentar uma grande mostra no SESC daquela cidade em agosto e em Rio Preto, haverá uma coletiva de artistas modernos de Franca na Pinacoteca daquela cidade em Setembro. Uma das tarefas do LAB tem sido essa, de levar mostras de artes visuais de qualidade produzidas em Franca para a região, ampliando o intercâmbio entre os artistas. Além disso, a participação de Franca no SP Estampa 2014, poderá ter desdobramentos em novas parcerias com a participação na inauguração da mostra na capital paulista das artistas Atalie e Denise Muller.


Biblioteca do LAB recebe doação (postado em 25 de abril 2014)

 

 

Graças ao empenho de francanos que vivem e trabalham em Brasília, como Osmar Parra e Gilmar Dominici, além dos contatos mantidos por Raquel Licursi na capital federal, todos apoiadores do LAB, a biblioteca da sede tem sido enriquecida com livros e catálogos de arte editados com o apoio do Governo Federal. A biblioteca recebeu recentemente o livro do arquiteto e historiador Roberto Segre, "Ministério da Educação e Cultura: ícone urbano da modernidade brasileira". Editado pela Romano Guerra, com patrocínio da Vale, Caixa Federal e Imprensa Oficial, o livro projeta a dimensão simbólica de um edifício que é marco do desenvolvimento da cultura e do Estado moderno brasileiro e fundamental para entender o Brasil.


Mais obras no Acervo permanente do LAB (postado em 23 de abril 2014)

 

 

Foi incorporada ao acervo permanente do LAB uma pintura em acrílico sobre tela do artista Carlos Palladini, nascido em Mococa, mas que vive atualmente em Ribeirão Preto, onde atua como arquiteto. A obra foi adquirida, mediante permuta, durante a exposição do artista na sede do LAB.


Continua a Exposição de Gravuras 6 x 6 (postado em 23 de abril 2014)

 

 

A exposição 6x6, que integra a programação do Estampa SP 2014, com trabalhos dos artistas paulistanos Luciano Ogura Buralli, Silvia Ruiz, Bruno Oliveira, Eduardo Ver, Sérgio Kal e Marisi Mancini, ficará até o dia 16 de Maio, podendo ser visitada mediante agendamento prévio ou no horário normal, de segunda a sextas-feiras, das 10 às 12 h e das 14 às 17 horas.


LAB | 6 x 6 SP Estampa

Semanas dos Museus em Maio (postado em 23 de abril 2014)

 

 

O LAB está preparando atividades de preservação do patrimônio cultural de Franca para a Semana Nacional dos Museus, que ocorrerá de 11 a 18 de maio. Dentre as atividades, está prevista uma palestra seguida de passeio pelo centro da cidade, para verificar a situação dos bens arquitetônicos locais tombados.


Laboratório das Artes apresenta mostra coletiva 6 x6 no SP Estampa 2014 (postado em 11 de abril 2014)

 

 

O Laboratório das Artes abre dia 12 de Abril (sábado), às 20 horas, a mostra coletiva "6 x 6", dentro da programação geral do "SP ESTAMPA 2014", que conta com a participação do grupo de gravadores de Franca formado por Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio e Marcus Flávio e pelo grupo paulistano de artistas convidados que inclui Bruno Oliveira, Eduardo Ver, Luciano Ogura, Marisi Mancini, Sérgio Kal e Silvia Ruiz. A exposição faz parte das atividades previstas para a participação de Franca no SP Estampa, evento que ocorre anualmente para divulgar a gravura no Brasil.
A exposição busca apresentar ao público de Franca e região a produção recente do núcleo de gravura, que conta com a participação de um grupo de artistas que integram o movimento cultural do LAB e, ao mesmo tempo, trabalhos de artistas paulistanos que estão renovando a cena cultural da gravura, apresentando 36 trabalhos em várias modalidades, como xilo, linóleo e metal, que retratam o estado atual das pesquisas técnicas e formais em andamento de cada um dos seus participantes. Esses artistas tem formação e trajetórias singulares, bem como diferentes formas de encarar a gravura, escolhendo estímulos visuais diversos para realizar sua arte.
Durante o período da exposição, ocorrerão também oficinas gratuitas de gravura. A exposição estará aberta para visitação até 16 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 10 as 12 e das 14 às 17 horas.

Breve Currículo dos Participantes

Atalie Rodrigues Alves nasceu em Franca (SP) em 1955 e formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976). Participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas e em salões de arte contemporânea nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi diretora da Pinacoteca Municipal de Franca de 1998 a 2004. Atualmente, é diretora do Laboratório das Artes de Franca.

Gerson Silva Oliveira nasceu em São Paulo (1957). Gravador, desenhista e pintor autodidata, foi funcionário da Pinacoteca Municipal de Franca nos anos 1980 e atualmente é publicitário. Participa do Grupo Sanatorivm e do Laboratório das Artes, onde expôs em 2009 e 2013.

Ivo Indiano de Oliveira nasceu em Uberaba (1960). Cursou Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Posteriormente formou-se arquiteto pela Universidade de Franca, cidade onde reside desde 1985. é professor universitário de arquitetura, educação artística e coordenador do grupo Sanatorivm. Como artista plástico dedica-se ao desenho e gravura, sobretudo em metal. Suas gravuras já foram expostas no Museu Olho Latino em Atibaia, em 2010.

Denise Muller nasceu em Ribeirão Preto (1959). Fez cursos de desenho, pintura, escultura e gravura, em diversas técnicas, envolvendo-se definitivamente com as artes visuais a partir de 1996. Já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas com seus trabalhos, em sua maioria na região de Ribeirão Preto, destacando-se o salão de arte de Rio Claro e nas universidades UNIP e UNAERP. Atualmente, possui um ateliê próprio de xilogravura em Ribeirão Preto (SP).

Marcus Flávio de Andrade é graduado em Educação Artística e Artes Plásticas pela Universidade de Franca em 2008; desde 2005 realizou exposições individuais e coletivas nas áreas de Pintura (óleo, acrílica e aquarela), Gravura (linogravura e gravura em metal), Arte Urbana e Arte/tecnologia (instalação). Dentre as exposições, destacam-se a mostra Insinuador, no Laboratório das Artes de Franca (2012), Stencil ao Cubo, Casa ao Cubo Ateliê Cultural, em São Paulo (2011). Desde 2009, é professor efetivo de artes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

Marisi Mancini nasceu em São Paulo (1955). é formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez pós-graduação em Arte-Educação na ECA/USP. De 1977 a 1980 frequentou o atelier do gravador Paulo Menten, com quem aprendeu xilogravura e litografia. Expôs seus trabalhos em exposições individuais e coletivas no Estado de São Paulo e participou de uma coletiva de gravura no Japão. 
Trabalha com gravura e pintura em atelier próprio na cidade de São Paulo.

Silvia Ruiz nasceu em 1978, em São Paulo, onde vive e trabalha. Pós-graduada em Arte (Crítica e Curadoria pela PUC/SP) e Licenciada em Artes Plásticas pela UNESP/SP. Seus trabalhos surgem do diálogo entre a fotografia e a gravação, na medida em que usa imagens fotográficas como base de suas gravuras. Frequenta o Atelier de gravura da Graphias (Casa da Gravura). Tem participado desde 2002 de várias Exposições Coletivas, Bienais e Salões de Arte Contemporânea no Brasil e Exterior. Possui obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Jataí/GO, Museu Florean Maramures na Romênia, Museu Olho Latino em Atibaia/SP, entre outros.

Luciano Ogura Buralli nasceu em São Paulo, em 1973. é formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie. Estudou com Norberto Stori e Laurita Salles em 1997. Tem trabalhos no acervo de várias galerias paulistanas. Trabalha com xilogravura, linogravura e livros de artista, onde seu foco está nos temas ligados à cidade, como os cães de rua e a arquitetura decadente da metrópole. Atualmente tem desenvolvido ampla pesquisa com o tema da cidade e todos os seres vivos que nela habitam, com destaque para os cães de rua e as pessoas em sua intimidade, além das distintas paisagens que compõem a cidade.

Eduardo Ver nasceu em São Paulo em 1979. é formado em Artes Visuais, no ano de 2006, Ilustrador, coordenador o Atelier de Xilogravura da Biblioteca Belmonte em São Paulo, Integrante do Ateliê Piratininga desde 2006. Faz ilustrações em xilogravura para as editoras Edelbra, Mundo Mirim, Editora Moderna e Salesiana.
Bruno Oliveira nasceu em 1983, cursou Audiovisual na Universidade Anhembi Morumbi e licenciatura em Artes Plástica na Faculdade Mozarteum de São Paulo. Desde 2008 ministra cursos de desenho e gravura em Instituições como Oficinas Culturais Oswald de Andrade e no SESC. Participa de projetos que reúnem a produção em gravura de artistas de varias regiões do Brasil e exterior, como o Edición numero 0, em Havana Cuba onde também fez residência artista no Taller Experimental de Gráfica de La Habana.

Sergio Kal nasceu em São Paulo (1971), e graduou-se em Design Gráfico em 1992 na Faculdade de Belas Artes, São Paulo. Fez Pós-Graduação em Fotografia e Teoria da Imagem no SENAC-SP, em 2005. é design gráfico, faz ilustração, fotografia e gravura. Desde 1987, trabalha com a produção de imagens para diversos setores. Em 2001, abriu o estúdio Sapien Design. Frequentou os ateliês de gravura do SESC Pompéia e do Ateliê Piratininga.

Serviço

Exposição: "6 x 6 - SP Estampa 2014"de Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio, Marcos Flávio de Andrade e os artistas convidados Bruno Oliveira, Eduardo Ver, Luciano Ogura, Marisi Mancini, Sérgio Kal e Silvia Ruiz.

Abertura: dia 12 de Abril, sábado, às 20 horas
Visitação: 12 de Abril a 16 de Maio de 2014
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP
Entrada Franca
Informações e inscrições para as oficinas: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas
Mais informações www.laboratoriodasartes.com.br


Novas doações ao acervo permanete do LAB (postado em 02 de abril 2014)

 

 

O acervo permanente do LAB foi enriquecido com novas obras. Vai ser incorporada uma gravura do artista Norberto Stori, nascido em São Joaquim da Barra, mas que vive atualmente em São Paulo, onde atua como professor na Universidade Mackenzie. Outras gravuras foram doadas pelo artista Bruno Oliveira, nascido em 1983. Bruno cursou Audiovisual na Universidade Anhembi Morumbi e possui licenciatura em Artes Plástica na Faculdade Mozarteum de São Paulo. Desde 2008 ministra cursos de desenho e gravura em Instituições como Oficinas Culturais Oswald de Andrade, SESC Pompéia, SESC Santana, Associação Paulista de Belas Artes e Atelier Piratininga, onde hoje é membro. Em constante desenvolvimento com o seu trabalho o artista aliou-se a importantes projetos que reuniu a produção em gravura de artistas de várias regiões do Brasil e exterior como o Projeto Circulação Gráfica, o álbum de Idiossincrasias locais, o projeto 12X14 e Edición número 0, em Havana (Cuba) onde também fez residência no Taller Experimental de Gráfica de La Habana, tradicional atelier de gravura. Em 2013, apresentou trabalhos com o artista Paulo Camillo Penna, na exposição Uma linha|Dois tempos e foi selecionado para o 38° SARP, Salão de Arte de Ribeirão Preto.
As obras devem ser expostas na próxima exposição do acervo, programada para o mês de Dezembro deste ano.


LAB | 6 x 6 SP Estampa

 


INICIAL 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 ...