Acervo do LAB foi doado à UNESP (postado em 17 de Dezembro 2024)

 

No dia 17 de Dezembro, na sala da diretoria da UNESP-Franca, foi assinado o termo de doação do Acervo do LAB à essa importante universidade pública paulista. A doação atende ao desejo dos mantenedores do Lab das Artes, Atalie Rodrigues Alves e Mauro Ferreira, com a garantia da permanência em Franca do acervo e sua guarda adequada, fatores que levaram à doação em curso. Através da ação dos dirigentes locais, da diretora Fernanda Sant'anna e vice-diretor Murilo Gaspardo junto à Reitoria e após aprovação unânime da Congregação local da UNESP, o documento foi assinado estabelecendo compromissos da universidade com a guarda e a disposição de utilizar o acervo para exposições e outras atividades de pesquisa e cultura.
Segundo os doadores, trata-se de um acervo importante para a história da arte local e sua doação e preservação por uma universidade pública realiza um sonho que sempre tiveram sobre a arte moderna da cidade, na medida em que sempre lutaram para preservar a arte, a história e a cultura da cidade. Ao mesmo tempo, esperam que, com esse ato de doação, outras pessoas e empresas tenham o mesmo desprendimento e compreensão sobre a necessidade de preservar a memória e a história da cidade, com outras ações do gênero. O ato da assinatura contou com a presença de José Gregorutti, membro do Conselho Municipal de Cultura e colaborador do Lab desde os anos 1980. O documento contou com a valiosa catalogação efetuada pela historiadora Higina Marques, em projeto apoiado com recursos contemplados através de edital da Lei Paulo Gustavo, FEAC e Prefeitura de Franca.
As obras foram reunidas pelos dois artistas através de doações ou trocas pessoais, desde a década de 1970. O acervo é constituído por quase novecentas obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, principalmente de dezenas de artistas de Franca e região, além de abranger também obras de artistas de renome nacional e gravuras de artistas estrangeiros. Boa parte destas obras de arte originais em pinturas, desenhos e gravuras, traduz plasticamente as mudanças culturais que a cidade de Franca atravessou desde os anos 1970, registrando e resgatando momentos de sua história. Além da preservação deste importante acervo, a doação valoriza o patrimônio cultural local e vai possibilitar no futuro a qualquer interessado acesso ao acervo pela internet.
A expectativa é que o local preparado pela universidade para receber as obras esteja adequado até meados do próximo ano, quando as obras de arte serão transferidas definitivamente para a UNESP. Os mantenedores do Lab mantém a disposição de continuar suas atividades culturais e artísticas na sede do Lab e na UNESP enquanto tiverem saúde e condições.

Doação do Acervo à UNESP

 

Projeto de Catalogação do Acervo está Concluído (postado em 20 de Novembro 2024)

 

No próximo dia 26 de Novembro às 19h30, a historiadora Higina Marques vai apresentar na sede do LAB os resultados do projeto de catalogação do acervo. Coordenado pela artista Atalie Rodrigues Alves, o projeto de "Catalogação e Divulgação do Acervo de Arte Moderna do Laboratório das Artes" foi executado pela historiadora Higina Marques com recursos contemplados através de edital da Lei Paulo Gustavo com apoio da FEAC e Prefeitura de Franca. O projeto fez a descrição arquivística, catalogação, digitalização e divulgação do acervo de artes plásticas sob a guarda do movimento cultural Laboratório das Artes de Franca (LAB), pertencente a seus coordenadores Mauro Ferreira e Maria Atalie Rodrigues Alves Ferreira. As obras foram reunidas pelos dois artistas através de doações ou trocas pessoais, desde a década de 1970. Atualmente, o acervo é constituído por quase novecentas obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, principalmente de dezenas de artistas de Franca e região, além de abranger também obras de artistas de renome nacional e gravuras de artistas estrangeiros. Boa parte destas obras de arte originais em pinturas, desenhos e gravuras, traduz plasticamente as mudanças culturais que a cidade de Franca atravessou desde os anos 1970, registrando e resgatando momentos de sua história. Além da preservação deste importante acervo, o projeto valoriza o patrimônio cultural local durante as festividades de comemoração dos 200 anos da cidade ao possibilitar a qualquer interessado acesso ao acervo pelo site do Laboratório das Artes – www.laboratoriodasartes.com.br

Projeto de Catalogação do Acervo

 

Passeio pelo Patrimônio Cultural comemora 200 anos de Franca (postado em 20 de Novembro 2024)

 

Neste já tradicional Passeio pelo Patrimônio Cultural realizado pelo LAB, percorreremos alguns marcos da história de Franca localizados na área central. A proposta é conhecer aspectos da urbanização da nossa cidade, prestes a completar 200 anos. Durante o passeio, serão apresentados alguns patrimônios tombados, convidando o público a refletir também sobre questões relacionadas à memória, silenciamentos, às políticas de preservação e à educação patrimonial. A atividade é uma contrapartida do Projeto: "Patrimônio: Essa História Também é Sua" aprovado pelo Bolsa Cultura 2024. A coordenação é da historiadora Higina Marques e do arquiteto Mauro Ferreira.
Inscrições pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmVh9HkByj9b8L152OUN-L8PLBEtDINxDQ2upzhHYuNZid-w/viewform?usp=sf_link

Passeio pelo Patrimônio Cultural

 

Exposição Fotográfica na UNESP tem apoio do LAB (postado em 20 de Novembro 2024)

 

Desde o dia 18/11 estão expostas na Biblioteca da FCHS, uma série de fotos históricas para celebrar os 200 anos de Franca. O acervo, organizado pelo Laboratório das Artes, é constituído por fotos do arquiteto Mauro Ferreira e da artista plástica Atalie Rodrigues Alves Ferreira, bem como imagens sob a guarda do Museu Municipal José Chiachiri e doações de fotógrafos locais, profissionais ou não. As imagens foram digitalizadas pelo CEDAPH, através de convênio intermediado pela PROEC. A exposição é gratuita e aberta a todos interessados. A Biblioteca da UNESP está localizada no campus da universidade à Avenida Eufrázia Monteiro Petraglia, 900.

Exposição Fotográfica na UNESP

 

Feira do LAB Vem Aí (postado em 15 de Novembro 2024)

 

A tradicional Feira de Arte e Artesanato do LAB vai ser realizada no dia 23 de Novembro, um Sábado, das 10 às 16 horas. Como tem acontecido nos últimos anos, mais de uma dezena de artesãos e artistas estarão expondo e comercializando seus trabalhos na perspectiva da economia solidária. O LAB cumpre seu papel de difundir e divulgar a existência desses trabalhos manuais e artísticos a toda a comunidade e ajuda a economia local, gerando trabalho e renda aos participantes.

Feira do LAB

 

Vídeo sobre a Arte Moderna em Franca (postado em 15 de Novembro 2024)

 

O videomaker Rafael Aleixo está finalizando um vídeo sobre a arte moderna francana nas artes plásticas. Apoiado pelo LAB, o projeto financiado com recursos do Edital da Lei Paulo Gustavo/FEAC/Prefeitura de Franca vai trazer um histórico das artes plásticas locais e o depoimento de alguns dos mais importantes artistas plásticos modernos da cidade que ainda seguem atuantes, contando sobre seu trabalho, técnicas e criações. O vídeo deverá ser apresentado pela primeira vez ainda em Novembro, durante as comemorações do LAB dos 200 Anos de Franca, numa sessão aberta ao público, com a presença de alguns dos artistas e do autor, Rafael Aleixo.

 

Arte Emquadra no Campus Magalu (postado em 14 de Outubro 2024)

 

As pinturas sobre o basquete francano produzidas pela artista Atalie Rodrigues Alves através de edital da FEAC/Prefeitura de Franca continuam em evidência. A convite do Museu Vivo do Magalu, as obras inauguraram um espaço expositivo na rua central do Câmpus da empresa, situado à Rua Arnulfo de Lima, 2385 (Vila Santa Cruz). Para visitar, é necessário agendamento prévio através do e-mail museuvivo@magazineluiza.com.br ou zap (16)99421-4650. Vale a pena, a visita inclui conhecer os espaços do empreendimento. Visite, a mostra vai até 10 de Fevereiro de 2025.

Arte Emquadra

 


INICIAL ...