Projeto Memória das Artes avança  (postado em 14 de outubro 2013)

 

 

Coordenado pelo professor e fotógrafo Gustavo Lopes, o projeto "Memória da Arte Moderna em Franca" está avançando rapidamente. Já foram tomados os depoimentos de uma dezena de artistas, como Rodolfo Chiaverini, Paulo Moreira, Atalie Rodrigues Alves e Gerson Oliveira, dentre outros, bem como de Alexandre Sampaio, coordenador do curso de artes da Universidade de Franca, parceira do LAB no projeto.
Nesta semana, Gustavo Lopes apresentou a cópia bruta dos depoimentos para discutir com os artistas e demais participantes do projeto ideias para a edição final, que pretende ser didática sobre o processo de produção dos artistas. A previsão é que até o início de 2014 o DVD possa ser lançado e distribuído, preferencialmente aos professores de artes da rede pública da região.

 

Natureza Imaginária em Cartaz (postado em 09 de outubro 2013)

 

 

No último Sábado, com a presença de artistas, familiares dos expositores e amantes das artes plásticas, foi aberta a mostra "Natureza Imaginária", com pinturas, desenhos e gravuras recentes de Atalie Rodrigues Alves e Gerson Oliveira, artistas que atuam diretamente no Laboratório das Artes. A exposição ficará em cartaz até o início de Novembro, quando deverá ser substituída pela mostra dos artistas Rodolfo Chiaverini e Podô. Durante a abertura, foi lançado mais um volume do ArteBox, o terceiro da coleção, uma caixa contendo postais com imagens em preto e branco com reproduções de gravuras e desenhos dos dois artistas. O Artebox pode ser adquirido na sede do Lab e ajuda a manter as atividades do grupo.

 

Natureza Imaginária, nova mostra no Laboratório das Artes  (postado em 01 de outubro 2013)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 5 de outubro (sábado), a partir das 20 horas, a mostra de pinturas "Natureza Imaginária", dos artistas plásticos Gerson Silva Oliveira e Atalie Rodrigues Alves, que reúne os trabalhos de suas novas séries em desenhos a bicos de pena, nanquim, aquarelas e técnicas mistas, bem como gravuras em metal, xilo e linóleo.
Embora o uso intensivo das cores tropicais tenha feito a diferença em seus trabalhos recentes, Atalie apresenta novas composições usando o preto e branco e o claro-escuro, entrecortadas por rendilhados e espaços demarcados por geometrias complexas, buscando efeitos visuais de op-art para retratar principalmente pássaros. Gerson opta por desenhos oníricos de peixes, com a presença sempre recorrente da fauna aquática em ambientes imaginários.

Gerson Silva de Oliveira nasceu em 1957, em São Paulo. Começou a trabalhar como desenhista de arquitetura numa empresa de construção por volta de 1977, depois trabalhou na Pinacoteca de Franca no final dos anos 70 e início dos anos 80. Dali para a frente, realizou algumas exposições individuais e participou de várias coletivas, sendo um dos membros fundadores do Laboratório das Artes. Chegou a iniciar estudos de Educação Artística, mas foi frequentando cursos livres, experimentando e estudando sozinho que desenvolveu sua técnica, apoiado na farta leitura de livros de arte, quadrinhos e capas de discos de rock. Atualmente frequenta o ateliê do artista Ivo Indiano, recuperando o prazer de produzir uma obra individual definida pela qualidade do desenho e da imaginação livre. 

Atalie Rodrigues Alves
é natural de Franca (1955). Formou-se em artes pela Faculdade de Belas Artes de SP (1976) e retornou a Franca, onde desenvolve sua carreira profissional como artista plástica com trabalhos em diversas técnicas de desenho, pintura e gravura, incluindo passagens pelo setor público (foi diretora da Pinacoteca local), como arte-educadora e como promotora cultural (é uma das fundadoras do Laboratório das Artes).

Serviço

Exposição: "Natureza Imaginária", desenhos e pinturas de Gerson Silva Oliveira e Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 5 de outubro, às 20 horas
Visitação: 5 de Outubro a 8 de Novembro de 2013
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Exposição: Natureza Imaginária

 

Oficina de Origami (postado em 17 de setembro 2013)

 

 

No último Sábado, dia 14 de Setembro, o LAB ofereceu uma oficina de origami, sobre mandalas. A oficina, coordenada pelas arte-educadoras Cilda Segadas e Atalie Rodrigues Alves, atraiu um grupo interessado em aprender e desenvolver novas técnicas. Em outubro o LAB deve oferecer outra oficina do gênero, como parte de seu programa educativo.

Oficina de Origami

 

Catálogo de Maringelli (postado em 11 de setembro 2013)

 

 

A biblioteca do LAB recebeu do artista Francisco Maringelli a doação de catálogos de suas exposições, que estão à disposição de estudiosos e pesquisadores da gravura brasileira. Segundo o colecionador de arte George Kornis, "Maringelli construiu uma obra gráfica marcada pela consistência, coerência e um marcante caráter autoral. Sua obra está lastreada em um longo processo de pesquisa no campo da linguagem e das técnicas gráficas."
O trabalho do artista também foi publicado em livro na coleção Artistas da USP em 2011. Escrita por Luiz Armando Bagolin, a obra reúne trabalhos que ele criou para exposições e uma novela gráfica com as xilogravuras produzidas ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira.

 

Novo volume da Coleção ArteBox (postado em 11 de setembro 2013)

 

 

Em Outubro, novo projeto artístico do LAB será lançado, durante Exposição de pinturas, gravuras e desenhos da artista plástica e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves e do artista Gerson Oliveira. Trata-se de mais um volume do ArteBox, o terceiro da coleção, uma caixa contendo postais com imagens em preto e branco com reproduções de gravuras e desenhos dos dois artistas, criadas por Gerson Oliveira. O projeto está inserido no plano de ação do LAB para divulgar a arte regional, iniciado dois anos atrás com uma série de postais coloridos com obras de doze artistas de Franca e região.

 

Mostra de Xilogravuras agita Laboratório das Artes (postado em 04 de setembro 2013)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 6 de setembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra de gravuras em madeira (xilogravura) Composições Urbanas de Denise Müller, que reúne obras recentes da produção da artista ribeirão-pretana.
Denise Müller fez cursos de desenho, pintura, escultura e gravura em diversas técnicas (no Museu Lasar Segall, em São Paulo), envolvendo-se definitivamente com as artes visuais a partir de 1996. Já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas com seus trabalhos, em sua maioria na região de Ribeirão Preto, destacando-se sua participação no Salão de Arte de Rio Claro, na Bienal de Gravura em 2011 e as mostras nas universidades UNIP e UNAERP. Possui obras no Museu de Xilogravura em Campos do Jordão. Faz parte da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, ocupando a cadeira cujo patrono é o pintor contemporâneo Francisco Amêndola. Atualmente, mantém um ateliê próprio de xilogravura em sua cidade natal.
A exposição traz 25 gravuras, algumas em grandes dimensões, com imagens do cotidiano das cidades, incluindo a série intitulada "dias de chuva, dias de sol", com a predominância de guarda-chuvas e guarda-sóis. As composições figurativas, em preto e branco, apresentam variados detalhes de construções e grandes panorâmicas com o casario e sua arquitetura se destacando ante uma paisagem natural amortecida pelos traços nervosos que a artista impõe à madeira.
Há, quase sempre, a presença humana na composição artística, a aparente solidão da cidade grande afetada pelo clima inclemente e, por outro, das multidões que se deslocam frenética e diariamente pelas ruas das metrópoles, vivendo à mercê do caos e da força do dinheiro que, como disse Caetano, "ergue e destrói coisas belas". A vida na cidade e a solidão difusa no anonimato (ainda que em meio às milhares de pessoas circulando sem parar, sem que se saiba quem são e qual seu destino) parece ser o tema recorrente da obra recente de Denise Müller. Pode-se entrever em seu trabalho também certa influência da luminosidade sombria do projeto expressionista, que teve no cinema alemão da primeira metade do século XX seu agente difusor.
A artista, que participa do projeto de gravuras do LAB Caixacomarte, vai aproveitar a abertura de sua exposição para lançar outra parceria com o LAB, o projeto ArteBox, uma caixa com doze reproduções em postais de seus trabalhos artísticos em gravura.

Serviço

Exposição: Composições Urbanas, gravuras de Denise Müller
Abertura: dia 6 de setembro, às 20 horas
Visitação: 6 de setembro a 3 de outubro de 2013
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca,

www.laboratoriodasartes.com.br


Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas



Exposição Denise Müller

 

Laboratório das Artes (postado em 04 de setembro 2013)

 

 

A artista plástica e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves, uma das coordenadoras do LAB, foi convidada pelos estudantes do campus da UNESP-Franca a participar, como palestrante, do curso "Os dilemas da pós-modernidade", iniciativa do Programa de Educação Tutorial em História da UNESP local. No dia 27 de Agosto último. Atalie apresentou uma breve História da Arte Moderna Brasileira no século XX, e discutiu com os estudantes as artes visuais do Brasil atual e de Franca e região. A iniciativa se insere nos objetivos do Museu do Lab, que preserva importante acervo de artes plásticas da cidade e da região, de difundir a arte moderna.


Estudantes do LICEU visitam LAB (postado em 28 de agosto 2013)

 

 

Sob a coordenação do professor de artes do Liceu, Maurício Oliver, estudantes daquela escola visitaram a sede do LAB e puderam conhecer e usufruir da exposição 4x4 que está em cartaz, com obras de artistas piracicabanos. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer processos técnicos de gravura e interagir com a obra de Lídice Salgot, além de ver com outro olhar as pinturas expostas dos artistas Célio Rosa, Marilu Trevisan e Luisa Libardi. A mostra pode ser vista até o dia 5 de Setembro.



Alunos Liceu

 

Livro sobre Arte Ribeirão Pretana (postado em 28 de agosto 2013)

 

 

As pesquisadoras Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos e Adriana Silva, do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, com sede em Ribeirão Preto, organizaram o projeto Artistas do Mundo. O projeto permitiu a instalação de vitrais dos artistas ribeirão-pretanos Bassano Vaccarini, Leonelo Berti, Pedro Manuel Caminada-Gismondi, Francisco Amêndola e Odilla Mestriner, a publicação de um livro sobre a obra artística de cada um e a importância cultural destes artistas para a cidade e região e de videodocumentário educativo, em parceria com a FAAP daquela cidade.
As autoras, juntamente com outras instituições e outros pesquisadores, tem estudado a história da cidade com um olhar atento ao universo cultural da região, produzindo um rico material que pode ser consultado gratuitamente. O download do livro pode ser feito pelo site do IPCCIC - http://www.ipccic.com.br/site2/Projeto_Artistas_do_Mundo/Artistas_do_Mundo-130705.pdf.



INICIAL 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 ...