Inscrições para Participar do IV Concurso de Arte Impressa Goethe-Institut Porto Alegre (postado em 12 de Março 2019)

 


Além de poder realizar uma exposição na galeria do Instituto, um dos artistas selecionados será contemplado com uma residência artística na Alemanha. Dando continuidade ao Concurso criado em 2015 com foco na gravura contemporânea, campo de destaque no Brasil e na Alemanha, o Goethe-Institut Porto Alegre lança a quarta edição da convocatória, que visa incentivar, difundir e integrar as manifestações de artistas contemporâneos no âmbito da gravura e suas extensões. Serão selecionados quatro artistas para duas exposições (dois artistas em cada exposição) na galeria do Goethe-Institut Porto Alegre em 2019. Um dos quatro artistas selecionados para exposição também será contemplado com uma residência artística de quatro semanas em um atelier de gravura na Alemanha, a partir do segundo semestre de 2019.
Em 2018, Aline Moraes (PR), David Ceccon (RS), Elaine Arruda (PA) e Sara Winckelmann (RS) foram os vencedores do concurso e realizaram exposições na Galeria do Goethe-Institut. A artista Aline Moraes realizou uma residência artística em Berlim em 2018, e as obras oriundas desse período estão atualmente em exposição na galeria do Instituto. O prazo para inscrições, que devem ser realizadas por e-mail, vai de 18 de Março e 15 de Abril de 2019.

Oficina: Uilliam José

 

CineLAB apresenta "Como Nossos Pais" (postado em 12 de Março 2019)

 


Na Quinta-feira, 21 de Março, o CineLab apresenta "Como Nossos Pais", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Ambientado na São Paulo contemporânea, o longa traz Maria Ribeiro no papel de Rosa, mulher em seus 30 e tantos anos que reflete sobre sua identidade enquanto lida com as filhas pequenas, o marido idealista (Paulo Vilhena), sempre ausente pesquisando tribos amazônicas, e bate de frente com a mãe temperamental (Clarisse Abujamra).
Laís Bodanzky estreou na direção com o curta-metragem Cartão Vermelho, sobre uma menina que vive entre moleques e descobre a sexualidade. Este premiado curta foi selecionado para o New York Film Festival de 1995. O reconhecimento no cinema se deu com a realização do longa Bicho de Sete Cabeças (2001), uma produção Brasil (Buriti Filmes, Dezenove e Gullane) e Itália (Fábrica Cinema - Marco Müller) que conquistou diversos prêmios e apresentou para o mundo o ator Rodrigo Santoro. "Como Nossos Pais", seu quarto longa, teve a premiere no 67º Festival de Berlim (Panorama Special) de 2017 embalado por inflamados debates feministas e indicado ao prêmio Teddy, recebeu excelentes criticas na mídia internacional especializada. Foi o filme mais premiado do Brasil naquele ano. Laís possui outros filmes aclamados no currículo como Chega de Saudade (2007), uma coprodução com a França - Canal Arte, e As Melhores Coisas do Mundo (2010) que estreou no Festival de Roma. O premiado filme inicia a temporada do CineLAB em 2019, juntamente com a programação de exposições e cursos. Recentemente, Laís assumiu a direção da SPCine, estatal da Prefeitura de SP que cuida do cinema.

CineLAB: Como Nossos Pais

 

Oficina de Stencil em grandes formatos (postado em 27 de Fevereiro 2019)

 


O artista Marcus Flávio, colaborador do Laboratório das Artes, obteve recursos através do edital do "Bolsa Cultura" oferecido pela Prefeitura de Franca e Fundação de Esportes, Arte e Cultura - FEAC e vai fazer uma oficina gratuita de produção de stencil de autorretrato em grandes formatos. As inscrições podem ser feitas a partir de 7 de Março pelo email marcusflavio81@yahoo.com.br e a primeira parte das oficinas será realizada dos dias 22 a 24 de Março, na sede do LAB.
A faixa etária atendida pelo projeto de Marcus Flávio é a partir de 16 anos.

Oficina de Stencial com Marcus Flávio

 

15x15 na Gravura, com trabalhos de trinta artistas é a nova mostra do LAB (postado em 27 de Fevereiro 2019)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 09 de Março (Sábado), a partir das 20 horas a exposição 15x15 na Gravura, que reúne trinta obras de trinta artistas, com a curadoria de Atalie Rodrigues Alves. A mostra comemora os dez anos de atividades expositivas ininterruptas e gratuitas após a reabertura da sede do LAB, como espaço de qualidade das artes visuais e resistência cultural na cidade.
As gravuras, todas pertencentes ao acervo permanente do LAB, apresentam as mais diversas técnicas, como a xilogravura, gravura de topo, água tinta, água forte, ponta seca, buril, cologravura, relevo seco, serigrafia, pvcgravura, fotogravura e monotipia. É uma rara oportunidade poder ver em Franca as mais diversas técnicas desta arte milenar, com artistas do Brasil e da América Latina, com destaque para Angela Leite, Maria Bonomi, Renina Katz, Cláudio Tozzi e Evandro Jardim, todos residentes em São Paulo.
A lista completa de artistas participantes: Alzira Balestero, Angela Leite, Christina Parisi, Claudia Sperb, Iole Di Natale, Julieta Warman, Lucie Schreiner, Lucimar Bello, Lygia Eluf, Maria Bonomi, Marilu Trevisani, Odilla Mestriner, Olimpia Couto, Renina Katz, Salete Mulin, Beto Nascimento, Célio Rosa, Cláudio Tozzi, Décio Soncini, Evandro Jardim, Flávio Bassani, Gilberto Salvador, Glauco Pinto Moraes, Luciano Ogura, Mauricio Piza, Nori Figueiredo, Paulo Menten, Samuel Casal, Savério Castelano e Tales Bedeshi.
A exposição permanecerá em cartaz até o dia 30 de Abril.

Serviço
Exposição: 15 x 15 na Gravura – curadoria de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: Dia 9 de Março, Sábado, às 20h
Visitação: 9 de Março a 30 de Abril de 2019
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca (SP)
Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

15x15 na Gravura

 

CineLAB apresenta "Uma Mulher Fantástica" (postado em 18 de Fevereiro 2019)

 


Na Quinta-feira, 21 de Fevereiro, o CineLAB apresenta "Uma Mulher Fantástica", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. "Una Mujer Fantástica" é um drama chileno de 2017, dirigido e escrito por Sebastián Lelio. Protagonizado por Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco e Aline Küppenheim, estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 12 de Fevereiro de 2017, e mostra o drama de uma mulher transexual cujo companheiro morre de repente e vê seu mundo abalado pela primeira esposa e os filhos do falecido.
O filme recebeu aclamação da crítica, venceu diversos prêmios como o Fênix, Goya e Independent Spirit e foi o vencedor na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2018, o que fez com que se tornasse o primeiro filme estrelado por uma mulher transexual a ganhar esse prêmio. O premiado filme inicia a temporada do CineLAB em 2019, juntamente com a programação de exposições e cursos.

Uma Mulher Fantástica

 

Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições (postado em 18 de Fevereiro 2019)

 


O Laboratório das Artes, como vem fazendo anualmente, vai participar ativamente da 17ª Semana Nacional dos Museus, com exposição, palestras e oficinas. Em 2019, "Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições" é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do dia 18 de Maio, celebrado como o Dia Internacional dos Museus. No Brasil, em Maio de 2019, como já é tradição, vamos comemorar inspirados neste mesmo tema, em diálogo com permanências, singularidades e inovações, a 17ª Semana Nacional de Museus.
Trata-se de um momento propício para fomentar debates no campo museal, para estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades museológicas que podem ser de curta, média ou longa duração.

 

Arte de Franca em Botucatu (postado em 18 de Fevereiro 2019)

 


O LAB encaminhou projeto de exposição dos artistas do grupo para a prefeitura da cidade paulista de Botucatu, situada no centro do estado. A cidade recebeu recentemente um grande investimento em infraestrutura (uma sede da Pinacoteca do Estado) para as artes visuais, após a restauração completa do antigo fórum. A se confirmar a mostra, será mais uma oportunidade de levar a arte francana para outros locais, difundindo sua arte moderna e seus artistas plásticos.

 

Museu Casa da Xilogravura (postado em 18 de Fevereiro 2019)

 


A artista Denise Muller, participante e colaboradora do Laboratório das Artes, que vive em Ribeirão Preto, exibirá 16 xilogravuras em branco e preto de temas variados e forte personalidade, as quais atestam a maturidade artística da autora no Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão. A mostra será de 26 de Janeiro a 31 de Março.
Horário de funcionamento: das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª. a 2ª. feira
(sá fecha nas terças e quartas-feiras)
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.

 

Arte ao Centro pode ter participação do LAB (postado em 13 de Dezembro 2018)

 


Coordenado pelo artista araraquarense Lauro Monteiro, o projeto "Arte ao Centro" poderá ter desdobramentos em Franca, junto ao Laboratório das Artes. Em reunião que será realizada em Ribeirão Preto na Casa Abaeté, um centro de artes no próximo dia 18 de Dezembro, a coordenação do projeto vai apresentar as perspectivas e a programação inicialmente prevista para 2019. A idéia do LAB é verificar as possibilidades e viabilidade de estender o projeto até Franca, já que atualmente une apenas duas cidades (Araraquara e Torres Vedras, em Portugal), e há possibilidade de ampliar seu raio de atuação para Ribeirão Preto e Franca.

 

Artista Paulo Pereira visita o LAB (postado em 13 de Dezembro 2018)

 


O artista plástico e ilustrador Paulo César Pereira, que é de Franca mas vive atualmente em São Paulo, visitou o LAB para conhecer as suas instalações e rever amigos. Paulo Pereira ilustrou centenas de capas de livros, especialmente as coleções da editora Ática. Nos anos 80, lançou um livro na antiga sede do LAB, mas nunca havia retornado após a reinauguração em 2009. O acervo permanente da entidade possui duas telas do artista, que podem ser vistas na atual exposição "A Pintura no Acervo do LAB", que fica em cartaz até o final de Fevereiro de 2019.

Paulo Pereira visita o LAB

 


INICIAL 69 68 67 66 65 64 63 62 61 ...