Laboratório das Artes mostra pintura do Acervo permanente (postado em 09 de Dezembro 2018)

 


O Laboratório das Artes apresenta a partir de 10 de Dezembro (até o dia 28 de Fevereiro) a mostra A Pintura no Acervo Permanente 2019, que reúne parcela expressiva das pinturas, do acervo permanente do LAB, incluindo obras que são do período inicial de criação da coleção do Laboratório das Artes, que comemorou 38 anos de atividades neste ano. Vários dos artistas e suas obras influenciaram os artistas locais naqueles anos de 1970 e 1980.
A curadoria da mostra é da artista plástica e professora Atalie Rodrigues Alves, responsável pela manutenção e expansão do acervo. O objetivo da exposição é divulgar as artes visuais modernas na cidade e região. Segundo a curadora, o recorte utilizado para definir as obras foi a qualidade do trabalho e o grau de influência sobre os artistas do grupo e dos próprios artistas locais, num total de 30 obras realizadas por 21 artistas.
Dentre os trabalhos da mostra estão obras de artistas bastante conhecidos no circuito cultural das artes visuais da região: Antônio Delmônaco, Atalie Rodrigues Alves, Carlos Palladini, Eliara Alvarez, Gerson Oliveira, Hélvio Lima, Ivo Indiano, José Sidney Leandro, Lucilia Romão, Luisa Libardi, Maria Soler, Mariana Parzewiski, Miguel Ângelo, Paulo César Pereira, Paulo Miranda, Percival Tirapelli, Rodolfo Chiaverini, Salles Dounner, Vera Ferro, Wagner de Castro e Waldomiro Santana.

Abertura: 10 de Dezembro.
A exposição irá até o dia 28 de Fevereiro.
Laboratório das Artes: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação - telefone (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
www.facebook/labdasartes

Horário de visitas: de Segunda a Sexta-feira, das 14 às 17 horas ou agendamento prévio.
Acesso gratuito

Acervo LAB

 

LAB faz planejamento de atividades para 2019 (postado em 24 de Novembro 2018)

 


Após o encerramento da temporada 2018 do CineLAB, o coletivo iniciou os preparativos e o planejamento das atividades artíísticas e culturais para o próximo ano. O cineclube deve voltar em Fevereiro de 2019 com a exibição do longa uruguaio "A outra história do mundo", reiniciando o ciclo de cinema que traz obras de diretores e países pouco exibidos nos cinemas comerciais.
Para o próximo ano, estão previstas também ao menos quatro exposições de pinturas e gravuras, a primeira em Março, incluindo principalmente mostras coletivas (de um coletivo de Araraquara, outro de Portugal e um de Santos). Além destas atividades expositivas, a programação envolverá ainda cursos, oficinas e seminários sobre arte, arquitetura e preservação do patrimônio cultural, contando ainda com parcerias com os artistas Uiliam José e Marcus Flávio que tem participado de editais de financiamento de seus projetos artísticos.
Com o encerramento da exposição "Mil olhares", até o final de Fevereiro permanecerá em cartaz a mostra do Acervo Permanente do LAB que reúne pinturas e gravuras de vários artistas da região, com recorte curatorial da artista Atalie Rodrigues Alves.

 

Atalie é artista convidada da Bienal de Gravura (postado em 16 de Novembro 2018)

 


A artista plástica e coordenadora do Laboratório das Artes de Franca Atalie Rodrigues vai participar como artista convidada da 5ª Bienal Internacional de Gravura "Lívio Abramo" realizada pela Prefeitura Municipal de Araraquara. O convite se deve ao reconhecimento e relevância do trabalho da educadora e artista, considerada uma das referências no cenário da gravura da região. O evento, instituído pela lei municipal nº 7.482, tem por objetivo lembrar a trajetória e homenagear um dos maiores gravadores brasileiros - Lívio Abramo, natural daquela cidade, além de divulgar a arte e artistas fundamentais que trabalham essa linguagem. A Bienal acontece entre os dias 30 de Novembro de 2018 (quando se dará a abertura e onde deverá estar Atalie para representar a arte de Franca) e 30 de Janeiro de 2019, na Casa da Cultura "Luís Antonio Martinez Corrêa" (situada à Rua São Bento 909, Centro de Araraquara - São Paulo).


Bienal de Gravura


CineLAB apresenta "The Square" (postado em 02 de Novembro 2018)

 


Na Quinta-feira, 22 de Novembro, o CineLAB apresenta "The Square", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Segundo Oscar D'Ambrosio, jornalista e doutorando em artes, indicado pela Suécia ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme "The Square" talvez tenha excessivas portas de entrada. Pode ser interpretado como uma crítica ao sistema de arte, como um questionamento do sem sentido da criação na contemporaneidade ou ainda como um vazio da publicidade e da ditadura dos likes em nossa sociedade do espetáculo.
Acima de tudo, porém, está o esvaziamento das relações humanas. Essas questões convivem com espantosa harmonia em torno do protagonista, um administrador de um museu de arte contemporânea que se vê enredado nas mais diversas tramas. A sua frieza e tom blasé é o que mais incomodam.
Parece ser exatamente isso que se espera hoje das pessoas. São elas que, geralmente regidas pela frieza, atingem os postos de comando. Nesse contexto, alguns tópicos do filme saltam aos olhos. Um deles é a cena de abertura, em que o administrador não consegue explicar um texto absurdamente conceitual que foi publicado no site do museu.
Um segundo é um video postado pela instituição que, para promover uma exposição simula a explosão de uma criança. "The Square", nesse contexto, parece estar falando de arte, mas está falando da vida. Parece tratar de curadoria de exposições, mas cuida da falta de cuidado que estamos a ter conosco e com o semelhante. A performance que agride os convidados ou o inconsequente video geram a mesma pergunta: vale tudo para aparecer mais? E, se isso for verdade, não estaremos sendo menos? Alguém liga?
O filme encerra a temporada do CineLAB em 2018 e deve retornar em Fevereiro ou Março do próximo ano, juntamente com a programação de exposições e cursos.


CineLAB: The Square


Atalie expõe Aquarelas em Torres Vedras, Portugal (postado em 02 de Novembro 2018)

 


A artista plástica Atalie Rodrigues Alves (coordenadora do LAB) inaugurou no último dia 26 de Outubro sua exposição de pinturas em aquarela "Janelas de Torres Vedras", no espaço cultural da biblioteca daquela cidade da região metropolitana de Lisboa, em Portugal. Integrando o circuito cultural "Arte ao Centro" idealizado pelo artista brasileiro Lauro Monteiro, a mostra de Atalie é uma das atividades previstas durante o evento, que reúne centenas de pessoas durante o período em que é realizado.
Além da exposição de Atalie (que fica em cartaz até o dia 16 de Novembro), acontece também uma mostra coletiva de artistas brasileiras (Coletivo Brasil), oficinas de arte, encontro de urban sketch que reuniu dezenas de artistas europeus e brasileiros. Além disso, Atalie está fazendo uma residência artística na cidade, que exige a produção de um conjunto de desenhos e registros gráficos sobre a realidade urbana de Torres Vedras, na perspectiva do olhar de uma artista estrangeira.

Torres Vedras é uma cidade portuguesa no Distrito de Lisboa, com 79.465 habitantes subdividido em 13 freguesias. É sede do mais extenso município do Distrito de Lisboa, com 407,15 km² de área e possui bons indicadores sociais e econômicos. A região de Torres Vedras, essencialmente agrícola, é também muito conhecida pelos vinhos produzidos, que a levaram a ser capital européia do vinho em 2018. Apresenta um patrimônio cultural de grande valor, como seu próprio centro histórico de feições medievais e monumentos como o magnífico Castelo, que se crê de fundação mourisca, com o seu agradável Jardim e a Igreja de Santa Maria do Castelo; as ruínas do Palácio dos Alcaides; as Igrejas de Santiago e da Misericórdia.


Atalie | Exposição: Torres Vedras


Filme alemão "Em Pedaços" é a próxima atração do CINELAB (postado em 27 de Setembro 2018)

 


Na próxima Quinta-feira, 11 de Outubro, o CineLAB apresenta o drama alemão "Em pedaços", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. O filme conta a história de Katia Sekerci, uma alemã que leva uma vida normal ao lado do marido turco Nuri, e do filho de 7 anos. Um dia, ela é surpreendida ao descobrir que ambos morreram devido a uma bomba colocada diante do escritório do marido. Desesperada, Katia decide lutar por justiça ao descobrir que os responsáveis foram integrantes de um grupo neonazista.
A produção é dirigida por Fatih Akin, um cineasta, roteirista e produtor alemão, de ascendência turca que já ganhou diversos prêmios cinematográficos importantes. Por seu quarto filme, Contra a Parede (Gegen die Wand), Akin recebeu em 2004, entre outros prêmios, o Urso de Ouro no Festival de Berlim e tornou-se internacionalmente conhecido. Outros filmes conhecidos de sua autoria são "Do Outro Lado" ("Auf der anderen Seite"), vencedor do prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes, "Soul Kitchen" ("Soul Kitchen", 2009), vencedor do prêmio especial do júri no Festival de Veneza. "Em Pedaços" ("Aus dem Nichts", 2017) foi o vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.


Filme: Em Pedaços


Laboratório das Artes traz exposição coletiva "Mil Faces do Olhar" (postado em 25 de Setembro 2018)

 


O Laboratório das Artes apresenta a partir de Sábado, 06 de Outubro (até o dia 30 de Novembro) a mostra coletiva "Mil Faces do Olhar", que reúne quarenta obras em várias linguagens e técnicas de vinte artistas nascidos ou que atuam na cidade. A mostra, que reúne pinturas, desenhos e gravuras com curadoria da artista Atalie Rodrigues Alves, apresenta de um a três trabalhos de cada um dos artistas participantes: Alexandre Souza, Ana Alvarenga, Atalie Rodrigues Alves, Chico Rosa, Crispim Campos, Edna Síkora, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Marcus Flávio, Mariana Parzewiski, Mena Presotto, Otávio Tartari, Paulo César Pereira, Paulo Moreira, Podô, Regina di Franca, Regina Ribeiro, Rodolfo Chiaverini, Sandra Freitas e Uiliam José.
A ideia de fazer uma grande mostra das artes visuais com a participação de nomes experientes e artistas mais novos (alguns praticamente desconhecidos do público local pois, embora francanos, vivem noutras cidades) surgiu de uma discussão sobre o papel dos antigos salões de arte da cidade, cujos objetivos se perderam ao longo dos anos, tornando-os obsoletos e pouco integrados à realidade e ao panorama da arte atual.
O evento se insere na proposta do LAB de apresentar ao público local novidades do mundo das artes visuais, incentivar a produção local e ampliar a visibilidade das artes na vida da cidade. Visitas de escolas ou grupos podem ser agendadas pelo facebook do LAB das Artes ou pelo telefone 3722-5004.

Abertura: 06 de Outubro, Sábado, 20h
A Exposição irá até o dia 30 de Novembro de 2018.
Laboratório das Artes: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - Telefone (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
www.facebook/labdasartes

Horário de visitas: Segunda a Sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.
Acesso gratuito
Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas


Exposição: Mil Faces do Olhar


Diretores da UNESP visitam LAB (postado em 25 de Setembro 2018)

 


Os professores Marcelo Carbone, diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, campus de Bauru e Murilo Gaspardo, diretor do campus de Franca, visitaram as instalações do Laboratório das Artes para conhecer as instalações e o acervo permanente. O objetivo, além de conhecer o LAB, permitiu trocar impressões sobre a situação da cultura no país e as possibilidades de parcerias entre a universidade pública e o movimento cultural local. Novos encontros serão feitos para discutir o plano de cultura do campus de Franca e a possível cessão do acervo.


CineLAB apresenta comédia indiana "NEWTON" (postado em 13 de Setembro 2018)

 


Na próxima Quinta-feira, 20 de Setembro, o CineLab apresenta a comédia indiana "Newton", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Segundo a crítica, "Newton" é uma comédia com toques de denúncia social, dirigida por Amit Masurkar e centralizada no personagem interpretado por Rajkummar Rao, que empresta seu nome ao título.
Newton é considerado um funcionário padrão, burocrata de carteirinha. Não se atrasa, questiona a tendência dos colegas ao ócio, entre outras práticas que ajudam a delinear sua personalidade. Mas, não somente na seara profissional Newton oferece essa resistência ética, nas relações interpessoais também. Ele chega a declinar do casamento arranjado por conta da pretendente ser menor de idade. Ao protagonista deste longa-metragem indiano, desrespeitar regras é afrontar a própria moralidade. Eis que lhe cabe conduzir o processo eleitoral num vilarejo afastado, há muito dominado por uma organização revolucionária de métodos nada ortodoxos. Escoltado por militares que garantem a sua segurança, bem como a da equipe que confere suporte, ele se embrenha na mata, contra tudo e todos, para garantir a democracia. O filme foi o representante da India para concorrer ao Oscar de 2018, mas não levou.

CineLAB - Newton


LAB prepara coletiva de artistas francanos (postado em 04 de Setembro 2018)

 


Com a curadoria de Atalie Rodrigues Alves, o LAB está preparando uma grande exposição coletiva de artistas francanos compromissados com a arte moderna e contemporânea, uma espécie de panorama das artes visuais locais. Nas últimas semanas, a curadora tem circulado por ateliês da cidade e mantendo contatos com os artistas, fazendo convites e selecionando obras para a mostra, que promete ser bastante significativa do "estado da arte" na cidade. Trata-se de mais uma iniciativa do LAB para ampliar o espaço e a visibilidade das artes plásticas aqui produzidas, prevista para ser inaugurada no dia 6 de Outubro próximo.
Enquanto isso, permanece em cartaz a mostra "6 + 1", até o final do mês de Setembro, com obras de artistas de Piracicaba e Águas de São Pedro.



INICIAL 69 68 67 66 65 64 63 62 61 ...