A exposição no Centro Municipal de Educação Adamastor em Guarulhos é uma iniciativa do coletivo de artistas do Laboratório das Artes - Lab, movimento cultural da cidade de Franca, importante centro industrial localizado no interior do estado de São Paulo, que mantém um pequeno museu privado de artes visuais modernas na cidade com acervo regional dos artistas modernos que atuam principalmente no norte e nordeste do estado de São Paulo, sudoeste de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro.
O Laboratório das Artes surgiu em 1982 como um movimento de artistas que também procura divulgar a arte moderna em Franca e região, cuja tradição pictórica está ainda restrita à pintura acadêmica, como tantas outras no interior do país, tendo a gravura como um dos seus focos produtivos em função da sua reprodutibilidade e possibilidade de democratização do acesso do público.
A exposição busca apresentar ao público de Guarulhos a produção recente do núcleo de gravura do Lab, apresentando trabalhos em várias modalidades, como metal, xilo, stencil e linóleo, que retratam o estado atual das pesquisas técnicas e formais em andamento de cada um dos seus integrantes.
Esses artistas tem formação e trajetórias singulares, bem como diferentes formas de encarar a gravura, escolhendo estímulos visuais diversos para realizar sua arte. A característica comum de sua produção é o trabalho com a figura, com imagens reconhecíveis de pessoas, de objetos do cotidiano, da indústria calçadista de Franca, de elementos de arquitetura ou da natureza. O material empregado nas matrizes, em parte, é o mesmo material utilizado pela indústria calçadista, dando-lhes nova função e utilizando processos de manufatura presentes na produção industrial local. Participam da mostra os artistas:
Atalie Rodrigues Alves nasceu em Franca/SP (1955), formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976). Participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas e em salões de arte contemporânea nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi diretora da Pinacoteca Municipal de Franca de 1998 a 2004. Atualmente, é diretora do Laboratório das Artes de Franca.
Denise Muller nasceu em Ribeirão Preto (1959). Fez cursos de desenho, pintura, escultura e gravura, em diversas técnicas, envolvendo-se definitivamente com as artes visuais a partir de 1996. Já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas com seus trabalhos, em sua maioria na região de Ribeirão Preto, destacando-se o salão de arte de Rio Claro e nas universidades UNIP e UNAERP. Atualmente, possui um ateliê próprio de xilogravura em Ribeirão Preto (SP).
Gerson Silva Oliveira nasceu em São Paulo (1957). Gravador, desenhista e pintor, foi funcionário da Pinacoteca Municipal de Franca nos anos 1980 e atualmente é publicitário. Participa ativamente do núcleo de gravura do Laboratório das Artes, onde expôs individualmente em 2009.
Ivo Indiano de Oliveira nasceu em Uberaba (1960). Cursou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, bacharelando em Artes Plásticas. Posteriormente formou-se arquiteto pela Universidade de Franca, cidade onde reside desde 1985. é professor universitário nos cursos de arquitetura e educação artística. Como artista plástico dedica-se ao desenho, pintura e gravura, sobretudo em metal. Suas gravuras já foram expostas no Museu Olho Latino em Atibaia, em 2010.
Marcus Flávio de Andrade é graduado em Educação Artística e Artes Plásticas pela Universidade de Franca em 2008; desde 2005 realizou exposições individuais e coletivas nas áreas de Pintura (óleo, acrílica e aquarela), Gravura (linogravura e gravura em metal), Arte Urbana e Arte/tecnologia (instalação). Desde 2009, é professor efetivo de artes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
Marisi Mancini nasceu em São Paulo (1955). é formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez pós-graduação em Arte-Educação na ECA/USP. De 1977 a 1980 frequentou o atelier do gravador Paulo Menten, com quem aprendeu xilogravura e litografia. Expôs seus trabalhos em exposições individuais e coletivas no Estado de São Paulo e participou de uma coletiva de gravura no Japão.
Trabalha com gravura e pintura em atelier próprio.
A mostra vai até o dia 3 de Abril, de Segunda a Domingo, das 9 às 23h. A entrada é gratuita e o Centro Adamastor está localizado à Avenida Monteiro Lobato, 734, Guarulhos.
|
Exposição: LAB em Guarulhos |
|
|