Exposição do LAB inaugura em Santos (postado em 26 de Abril 2016)

 


Foi inaugurada no dia 20 de Abril a exposição do Laboratório das Artes na Galeria de Arte Patrícia Galvão - PAGU - em Santos. A mostra vai até o dia 8 de maio, com a participação dos artistas Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Marisi Mancini e Marcus Flávio. A entrada é gratuita e a Galeria de Arte PAGU está localizado à Avenida Pinheiro Machado, 48 (Vila Mathias).
O público santista tem a oportunidade de entrar em contato com a produção recente do núcleo de gravura do Lab em várias modalidades, como metal, xilo, stencil e linóleo, que retratam o estado atual das pesquisas técnicas e formais em andamento de cada um dos seus integrantes. Na inauguração, foram realizados importantes contatos com artistas daquela cidade, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio do Lab com outras regiões do país e divulgar a arte moderna francana.


Exposição: LAB em Santos


Relatos Selvagens no CINELAB (postado em 11 de abril 2016)

 


No dia 14 de Abril (quinta-feira) a partir das 20 horas, será apresentado mais um filme da nova temporada do CineLab. Relatos Selvagens é um filme argentino de 2014, dirigido por Damián Szifron e protagonizado por Rita Cortese e Ricardo Darín, dentre outros atores portenhos. É um dos maiores sucessos do cinema do país vizinho, atestando seu bom momento e qualidade.
O filme foi selecionado para a Palma de Ouro, o prêmio de maior prestígio do Festival de Cinema de Cannes. Também foi indicado pra o Oscar de melhor filme estrangeiro da edição de 2015, mas não levou. Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.
A exibição é seguida de debate e o ingresso é gratuito.


"Diálogos Coloridos" segue em Exposição (postado em 11 de abril 2016)

 


Inaugurada no dia 2 de Abril, a mostra "Diálogos Coloridos", que reúne pinturas em aquarela realizadas por Eliara Bevilacqua, segue em cartaz até o dia 5 de Maio e pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h, na sede do LAB (Rua Cuba, 1099). No próximo mês, uma grande mostra de gravura feita por mulheres será apresentada, assim como haverá o lançamento do novo livro do arquiteto Mauro Ferreira, "Veterana do Além", uma novela picaresca sobre futebol.


DIÁLOGOS COLORIDOS, com Aquarelas de Eliara Bevilacqua, é a nova mostra do LAB (postado em 30 de Março 2016)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 2 de Abril (sábado), a partir das 20 horas a mostra Diálogos Coloridos, que reúne trinta pinturas em aquarela da artista Eliara Bevilacqua, que vive e trabalha em São José do Rio Preto.   Natural de Nova Granada (SP), Eliara descobriu muito cedo sua vocação para a pintura. Cursou Artes Plásticas e Educação Artística, trabalhou como docente na área em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, até aposentar-se em 1998. Sem nunca ter deixado de lado a pintura, dedica-se a partir daí mais intensamente  ao trabalho no ateliê com a técnica da aquarela, sua grande paixão, embora utilize também outras técnicas como óleo, acrílica e técnicas mistas. Nos últimos anos, tem participado de Salões de Arte e de exposições no Brasil e em outros países, como Portugal, Espanha, Inglaterra, Canadá e  Estados Unidos.

Atualmente, busca novas maneiras de se expressar, utilizando-se de materiais diversos como colagens, intervenções em fotografias, com técnicas mistas, e objetos os mais distintos, para criar  atmosferas poéticas que remetem a estados interiores, às emoções humanas.
A exposição permanecerá em cartaz até o dia 4 de Maio.

Serviço

Exposição: Diálogos Coloridos, de Eliara Bevilacqua
Abertura: dia 2 de abril, sábado, às 20h
Visitação: 2 de Abril a 04 de Maio de 2016
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca (SP)
Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004

www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Exposição: Diálogos Coloridos | Eliara Bevilacqua


Laboratório das Artes prepara Exposição em Santos (postado em 30 de Março 2016)

 


A exposição que será inaugurada dia 20 de Abril, a partir das 13h na Galeria de Arte Patrícia Galvão - PAGU - em Santos é uma iniciativa do coletivo de artistas do Laboratório das Artes - Lab, movimento cultural da cidade de Franca, importante centro industrial localizado no interior do estado de São Paulo, que mantém um pequeno museu privado de artes visuais modernas na cidade com acervo regional dos artistas modernos que atuam principalmente no norte e nordeste do estado de São Paulo, sudoeste de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro. A mostra vai até o dia 8 de Maio, de segunda a sábado, das 9 às 19h. A entrada é gratuita e a Galeria de Arte PAGU está localizado à Avenida Pinheiro Machado, 48 (Vila Mathias), em Santos.
A exposição busca apresentar ao público de Santos a produção recente do núcleo de gravura do LAB, apresentando trabalhos em várias modalidades, como metal, xilo, stencil e linóleo, que retratam o estado atual das pesquisas técnicas e formais em andamento de cada um dos seus integrantes.
Esses artistas tem formação e trajetórias singulares, bem como diferentes formas de encarar a gravura, escolhendo estímulos visuais diversos para realizar sua arte. A característica comum de sua produção é o trabalho com a figura, com imagens reconhecíveis de pessoas, de objetos do cotidiano, da indústria calçadista de Franca, de elementos de arquitetura ou da natureza. O material empregado nas matrizes, em parte, é o mesmo material utilizado pela indústria calçadista, dando-lhes nova função e utilizando processos de manufatura presentes na produção industrial local. Participam da mostra os artistas: Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Silva Oliveira, Ivo Indiano de Oliveira, Marcus Flávio de Andrade e Marisi Mancini.

Exposição em Santos


Começa Nova Temporada do CineLAB (postado em 10 de Março 2016)

 


Começa no próximo dia 17 de Março (quinta-feira) a partir das 20 horas, a nova temporada do CineLab, uma iniciativa que promove a exibição de filmes que não são mostrados no circuito comercial de cinema em Franca. A primeira sessão será do filme inglês "Pride" (Orgulho e Esperança), do diretor Matthew Warchus, ganhador da Queer Palm no Festival de Cannes. O longa conta sobre uma história real de um grupo ativista gay que decidiu juntar dinheiro em 1984 para ajudar as famílias de mineiros em greve. Baseado numa peça teatral, o filme aborda a greve da União Nacional dos mineiros durante o governo ultraconservador de Margareth Tatcher na Grã-Bretanha. A exibição é seguida de debate e o ingresso é gratuito.


"BRASIL NO ÍNTIMO" segue em Exposição (postado em 10 de Março 2016)

 


Inaugurada no dia 4 de Março, a mostra "Brasil no íntimo – fotografias da natureza brasileira”, que reúne imagens registradas pelo fotógrafo Héris Rocha, segue em cartaz até o dia 29 de Março e pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h, na sede do LAB (Rua Cuba, 1099). Além desta exposição, a programação anual do Lab está confirmada. No próximo mês, haverá a mostra de pinturas de Eliara Bevilacqua, artista de São José do Rio Preto. Prossegue também em Guarulhos, no Centro Educacional Adamastor, a mostra do núcleo de gravura do lab, que vai até meados de abril.


Laboratório das Artes Inaugura Exposição em Guarulhos (postado em 08 de Março 2016)

 


A exposição no Centro Municipal de Educação Adamastor em Guarulhos é uma iniciativa do coletivo de artistas do Laboratório das Artes - Lab, movimento cultural da cidade de Franca, importante centro industrial localizado no interior do estado de São Paulo, que mantém um pequeno museu privado de artes visuais modernas na cidade com acervo regional dos artistas modernos que atuam principalmente no norte e nordeste do estado de São Paulo, sudoeste de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro.
O Laboratório das Artes surgiu em 1982 como um movimento de artistas que também procura divulgar a arte moderna em Franca e região, cuja tradição pictórica está ainda restrita à pintura acadêmica, como tantas outras no interior do país, tendo a gravura como um dos seus focos produtivos em função da sua reprodutibilidade e possibilidade de democratização do acesso do público.
A exposição busca apresentar ao público de Guarulhos a produção recente do núcleo de gravura do Lab, apresentando trabalhos em várias modalidades, como metal, xilo, stencil e linóleo, que retratam o estado atual das pesquisas técnicas e formais em andamento de cada um dos seus integrantes.
Esses artistas tem formação e trajetórias singulares, bem como diferentes formas de encarar a gravura, escolhendo estímulos visuais diversos para realizar sua arte. A característica comum de sua produção é o trabalho com a figura, com imagens reconhecíveis de pessoas, de objetos do cotidiano, da indústria calçadista de Franca, de elementos de arquitetura ou da natureza. O material empregado nas matrizes, em parte, é o mesmo material utilizado pela indústria calçadista, dando-lhes nova função e utilizando processos de manufatura presentes na produção industrial local. Participam da mostra os artistas:
Atalie Rodrigues Alves nasceu em Franca/SP (1955), formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976). Participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas e em salões de arte contemporânea nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi diretora da Pinacoteca Municipal de Franca de 1998 a 2004. Atualmente, é diretora do Laboratório das Artes de Franca.
Denise Muller nasceu em Ribeirão Preto (1959). Fez cursos de desenho, pintura, escultura e gravura, em diversas técnicas, envolvendo-se definitivamente com as artes visuais a partir de 1996. Já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas com seus trabalhos, em sua maioria na região de Ribeirão Preto, destacando-se o salão de arte de Rio Claro e nas universidades UNIP e UNAERP. Atualmente, possui um ateliê próprio de xilogravura em Ribeirão Preto (SP).
Gerson Silva Oliveira nasceu em São Paulo (1957). Gravador, desenhista e pintor, foi funcionário da Pinacoteca Municipal de Franca nos anos 1980 e atualmente é publicitário. Participa ativamente do núcleo de gravura do Laboratório das Artes, onde expôs individualmente em 2009.
Ivo Indiano de Oliveira nasceu em Uberaba (1960). Cursou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, bacharelando em Artes Plásticas. Posteriormente formou-se arquiteto pela Universidade de Franca, cidade onde reside desde 1985. é professor universitário nos cursos de arquitetura e educação artística. Como artista plástico dedica-se ao desenho, pintura e gravura, sobretudo em metal. Suas gravuras já foram expostas no Museu Olho Latino em Atibaia, em 2010.
Marcus Flávio de Andrade é graduado em Educação Artística e Artes Plásticas pela Universidade de Franca em 2008; desde 2005 realizou exposições individuais e coletivas nas áreas de Pintura (óleo, acrílica e aquarela), Gravura (linogravura e gravura em metal), Arte Urbana e Arte/tecnologia (instalação). Desde 2009, é professor efetivo de artes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
Marisi Mancini nasceu em São Paulo (1955). é formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez pós-graduação em Arte-Educação na ECA/USP. De 1977 a 1980 frequentou o atelier do gravador Paulo Menten, com quem aprendeu xilogravura e litografia. Expôs seus trabalhos em exposições individuais e coletivas no Estado de São Paulo e participou de uma coletiva de gravura no Japão. 
Trabalha com gravura e pintura em atelier próprio.
A mostra vai até o dia 3 de Abril, de Segunda a Domingo, das 9 às 23h. A entrada é gratuita e o Centro Adamastor está localizado à Avenida Monteiro Lobato, 734, Guarulhos.

Exposição: LAB em Guarulhos


Laboratório das Artes inaugura "Brasil no Íntimo", Mostra de Fotografias (postado em 01 de Março 2016)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 4 de Março (sexta-feira), a partir das 20 horas a mostra "Brasil no Íntimo – Fotografias da Natureza Brasileira", que reúne imagens registradas pelo fotógrafo Héris Rocha, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras e analista ambiental que já realizou diversas experiências fotográficas sobre questões sociais e ambientais do país. Expôs no Salão Consigo de Fotografia em São Paulo e foi o vencedor do Concurso Cultural Wikiparques de Fotografia, "As áreas protegidas do Brasil".
Segundo Heris, "a exposição no Laboratório das Artes de Franca tem a pretensão de sensibilizar o olhar para as riquezas do Brasil que vão além dos grandes centros urbanos. São imagens que penetram num Brasil profundo, interior e íntimo. As fotografias refletem o olhar de quem esteve imerso em diversos ambientes da natureza brasileira, percebendo então que as manifestações deste interior também são nossas". O fotógrafo tem buscado, através de artigos e participando de salões de fotografia, divulgar sua arte pelo país. Possui diversos projetos culturais aprovados pela Lei Rouanet para captar recursos. O recorte utilizado pelo autor para definir as obras que seriam apresentadas na mostra foi a paisagem natural e humana, num total de 20 obras.
A exposição permanecerá em cartaz até o dia 29 de Março.


Serviço

Exposição: Brasil no íntimo – Fotografias da Natureza Brasileira, de Heris Rocha
Abertura: dia 4 de Março, Sexta-feira, às 20h
Visitação: 4 de Março a 29 de Março de 2016
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca (SP)
Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Exposição: Heris Rocha


LAB oferece Oficina Gratuita do Kusudama (postado em 16 de Fevereiro 2016)

 


No sábado, dia 27 de Fevereiro, o Laboratório das Artes vai oferecer uma oficina gratuita do kusudama, peça feita originalmente para ser utilizada em festas típicas japonesas e também para aromatizar o ambiente e afastar doenças. Dentro dessas bolas, que ficavam na cabeceira das camas, eram colocadas ervas aromáticas. A coordenação será da arte-educadora Cilda Segadas, colaboradora constante do Lab e será realizada das 9:30 às 11:30h, com vagas limitadas e para maiores que doze anos. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3722-5004, email laboratoriodasartes@yahoo.com.br ou pela conta Laboratório das Artes de Franca no facebook.

A temporada 2016 de exposições, iniciada com a mostra do acervo permanente que fica em cartaz até o dia 2 de março, vai ter a mostra de fotografias de Hérus Rocha, que será inaugurada no dia 4 de março.  A sede do Lab fica à rua Cuba, 1099, Jardim Consolação, aberta de segundas a sextas-feiras (10 a 12 e 14 a 17h). A entrada é gratuita.

Curso Kusudama



INICIAL 60 59 58 57 56 55 54 53 52 51 ...