Artista do LAB vão expor em São Paulo e Piracicaba (postado em 18 de maio 2015)

 

 

Os artistas que apoiam o LAB estão levando as artes visuais de Franca para a capital paulista e Piracicaba. Em 23 de Maio, será inaugurada a mostra do grupo intitulada "Encontros e Parcerias" na prestigiada galeria Graphias (especializada em gravura), com curadoria da artista plástica Salete Mulin. A exposição inclui a participação de seis gravadores ligados ao LAB, que será representado por Atalie Rodrigues Alves (linoleogravuras), Denise Muller (xilogravuras), Gerson Oliveira, Ivo Indiano (gravuras em metal), Marcus Flávio (stêncil) e Marisi Mancini (xilogravuras).
A galeria Graphias está localizada à rua Joaquim Távora, 1605, na Vila Mariana, São Paulo, e a visitação pode ser feita de terça a sexta (das 11 às 18h) e aos sábados (das 11 às 15h). Em junho, um grupo de artistas que a Graphias representa fará uma exposição em Franca, no LAB.
Ao mesmo tempo, a coordenadora do LAB, Atalie Rodrigues Alves, prepara a montagem de sua exposição individual em Piracicaba, convidada pela Galeria de Arte "Renato Wagner", no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz" do campus da Escola de Agronomia da USP – ESALQ, que será aberta ao público no dia 12 de Junho.

Exposição em São Paulo e Piracicaba

 


Estampa SP no LAB (postado em 12 de maio 2015)

 

 

Está em cartaz na sede do Laboratório das Artes a coletiva "Gravura Total", até o dia 7 de Junho, inserida na programação geral do "SP ESTAMPA 2015", com 36 obras de arte. A exposição possui alta qualidade técnica e artística, com obras de arte das mais diversas técnicas de gravura sendo apresentadas. Participam doze gravadores de todo o país, bem como ligados ao LAB, representado por Atalie Rodrigues Alves (linoleogravuras), Denise Muller (xilogravuras), Ivo Indiano (gravuras em metal) e Marcus Flávio (stencil). O "SP ESTAMPA 2015" é um evento realizado pela galeria de arte Gravura Brasileira em São Paulo durante todo o mês de Maio, com extensa programação cultural em diversas cidades do país. A mostra pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira, entre 10 e 12 h e 14 e 17 h.

Exposição: ESTAMPA SP

 


LAB apresenta mostra coletiva Gravura Total no SP ESTAMPA (postado em 04 de maio 2015)

 

 

O Laboratório das Artes abre dia 09 de Maio (sábado), às 20 horas, a mostra coletiva "Gravura Total", dentro da programação geral do "SP ESTAMPA 2015", que conta com a participação do grupo de gravadores de Franca formado por Atalie Rodrigues Alves (linoleogravuras), Denise Muller (xilogravuras), Ivo Indiano (gravuras em metal) e Marcus Flávio (stencil). Ao todo, serão 36 obras na mostra.
O "SP ESTAMPA 2015"é um evento realizado pela Gravura Brasileira com sede em São Paulo e com atividades em diversas outras cidades do país. Sua programação abriga diversas exposições, oficinas, simpósios e outras atividades artísticas com o intuito de divulgar a gravura no Brasil. Além de dezenas de eventos e exposições em galerias de arte e ateliês de São Paulo, o SP Estampa acontecerá simultaneamente em  Franca (no Laboratório das Artes), Guarulhos, São José dos Campos, Rio Grande(RS) e Campinas (Xilomóvel).
A exposição programada pelo LAB para o SP ESTAMPA2015 reúne obras com as mais diversas técnicas de gravura, como a xilogravura, linoleogravura, gravura em metal (buril,água forte, água tinta, maneira negra), litografia, serigrafia e stencil. Os artistas convidados são: André de Miranda (RJ, 1957), autodidata, participa com xilogravuras a cores da série Xilocidade; Décio Soncini (SP, 1953), formado pela Belas Artes, é também pintor e participa com gravuras em metal (água forte); Flávio Bassani (SP, 1957) é autodidata, traz xilogravuras (em mdf) e litografia, com imagens urbanas; Marisi Mancini (SP) é formada pela FEBASP, foi aluna de gravura de Paulo Menten e participa com monotipias; Nori Figueiredo (SP, 1949) é formado em Filosofia pela USP, reside em Capivari onde tem ateliê, participa da mostra com gravuras em metal na técnica mezzotinta (maneira negra); Renato Rea (SP, 1984) cursou artes plásticas na UNESP, mora atualmente em Campinas e apresenta xilogravuras; Sérgio de Moraes é formado em Filosofia pela USP, mostra gravuras com técnicas mistas; William Menkes (Araçatuba, 1988, onde reside) é bacharel em Artes Visuais pela UFMS, participa com gravuras em metal (água forte e água tinta).

Serviço

Exposição: "GRAVURA TOTAL | SP Estampa 2015", de Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Ivo Indiano, Marcos Flávio de Andrade e os artistas convidados André de Miranda, Décio Soncini, Flávio Bassani, Marisi Mancini, Nori Figueiredo, Renato Rea e William Menkes.

Abertura: dia 09 de Maio, sábado, às 20 horas
Visitação: 09 de Maio a 10 de Junho de 2015
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP
Entrada Franca
Informações e inscrições para as oficinas: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas
Mais informações www.laboratoriodasartes.com.br

Gravura Total | SP Estampa

 


Faleceu o Pintor Wagner de Castro (postado em 24 de abril 2015)

 

 

Faleceu ontem (23 de abril) em Passos (MG) o artista francano Wagner de Castro. A obra pictórica de Wagner, de forte caráter simbólico, permanecerá viva nos acervos do Laboratório das Artes e da Casa da Cultura de Passos, onde foi velado hoje. Wagner nasceu em Franca em 1917 e transferiu-se para São Paulo nos anos 30, onde conheceu os integrantes do chamado grupo Santa Helena.
Segundo o Wikipédia, "Grupo Santa Helena" foi o nome atribuído pelo crítico Sérgio Milliet aos pintores que, a partir de meados da década de 1930, se reuniam nos ateliês de Francisco Rebolo e Mario Zanini. Os ateliês estavam situados em um edifício da Praça da Sé, na cidade de São Paulo, denominado Palacete Santa Helena
O Grupo Santa Helena formou-se de maneira espontânea, sem maiores pretensões e nenhum compromisso conceitual. A maioria era formada por imigrantes italianos, como Alfredo Volpi e Fúlvio Penacchi; ou filhos de imigrantes italianos como Aldo Bonadei, Alfredo Rizzotti, Mario Zanini e Humberto Rosa; ou espanhóis, como Francisco Rebolo; ou portugueses, como Manuel Martins.
Eram todos de origem humilde e, para sobreviver, exerciam atividades artesanais e proletárias. Rebolo, Volpi e Zanini eram decoradores-pintores de paredes; Clóvis Graciano era ferroviário; Fulvio Penacchi era dono de açougue; Aldo Bonadei era figurinista e bordador; Rizzotti era mecânico e torneiro; Manuel Martins era ourives; Rebolo também era jogador de futebol; e Humberto Rosa e Pennacchi eram professores de desenho. A pintura era praticada nos fins de semana ou nos momentos de folga. A origem social humilde e as afinidades profissionais levaram Mário de Andrade nomeá-los de artistas proletários, alcunha que perdurou e os caracterizou dentro do movimento modernista.
Em 1944, Wagner mudou-se para Passos, onde se fixou como professor de desenho e pintor. Expôs em importantes museus do país, como no MASP, convidado por Pietro Maria Bardi. Sua longa amizade com integrantes do Laboratório das Artes proporcionou que fizesse e doasse uma obra especificamente para o acervo permanente, testemunho de sua humildade e caráter, sempre disposto a colaborar com o próximo.

Wagner de Castro Wagner de Castro e Atalie

 


Laboratório das Artes oferece Oficina Gratuita de Têmpera (postado em 22 de abril 2015)

 

 

O Laboratório das Artes está oferecendo uma oficina gratuita de arte em sua sede na rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação), no dia 25 de Abril (sábado, das 9h30 às 11h30). A técnica divulgada será a têmpera, técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante pode ser uma emulsão de água e gema de ovo, o ovo inteiro, ou somente a clara, desenvolvendo a criatividade e a expressão artística dos participantes através de experimentações pictóricas. A oficina é destinada à comunidade em geral.
A oficina terá vagas limitadas a 10 participantes e será conduzida pelo artista Uiliam José. As inscrições devem ser feitas pelo telefone do LAB (3722-5004, de quarta (dia 22) a sexta-feira (dia 24), das 10 às 12 e das 14 às 17 horas). Mais informações podem ser obtidas também no site – www.laboratoriodasartes.com.br ou na página do LAB no facebook.
Além destas atividades, continua em cartaz no Lab, até o dia 07 de Maio, a exposição Conexõess, com obras de Marcus Flávio e Uiliam José.

Oficina de Têmpera

 


LAB abre mostra e programa Exposição em Santos (postado em 12 de abril 2015)

 

 

Foi inaugurada, com grande presença de público, a mostra Conexõess, dos artistas Uiliam José e Marcus Flávio, que ficará aberta ao público até 7 de Maio. A exposição é composta por pinturas, gravuras e obras feitas com resíduos eletrônicos de computadores, utilizada com grande criatividade pelo artista Marcus Flávio, que reside atualmente em São Paulo.
Além da mostra, o LAB teve um projeto de exposição coletivo aprovado para a Sala Pagu do Centro Cultural de Santos, mantido pela prefeitura daquela importante cidade balneária. O projeto, que deve ocorrer no segundo semestre, se insere nos objetivos do grupo, que é levar a arte moderna e de qualidade produzida em Franca para outros locais.

Exposição: Conexõess Exposição: Conexõess Exposição: Conexõess Exposição: Conexõess

 


Alunos de Turismo do SENAC visitam o LAB (postado em 09 de abril 2015)

 

 

Alunos do curso de Turismo do SENAC-Franca, orientados pela professora Dadá Símaro, realizaram visita monitorada à sede do LAB, onde puderam conhecer e observar a exposição de colagens de Denise Muller e participar de uma palestra seguida de debate sobre o patrimônio cultural de Franca e as escassas possibilidades do turismo cultural na cidade, em função da situação de abandono e descaso pelo poder público e sociedade local em relação à preservação de sua memória no campo da cultura.
A visita encerrou a visitação à exposição da artista ribeirão-pretana Denise Muller, pois próximo dia 11 de Abril (sábado), a partir das 20 horas, será inaugurada a mostra Conexõess que reúne obras dos artistas Marcus Flávio e Uiliam José.

Visita alunos Senac Visita alunos Senac

 


Cine LAB apresenta filme Argentino (postado em 09 de abril 2015)

 

 

O CineLab, projeto que visa debater a produção cinematográfica atual de qualidade, vai ter novo filme na próxima quinta-feira, dia 16 de Abril, a partir das 20 horas. Coordenada por Osmar Parra, o CineLab vai apresentar o filme argentino "O Homem ao Lado", dirigido por Mariano Cohn e Gastón Duprat. A entrada é gratuita.

Filme: O Homem ao Lado

 


CONEXÕESS, Nova exposição do LAB (postado em 07 de abril 2015)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 11 de Abril (sábado), a partir das 20 horas, a mostra Conexõess que reúne obras dos artistas Marcus Flávio e Uiliam José.
O Laboratório das Artes sempre se preocupou com a formação de público e dos artistas. Suas frentes de trabalho, ao longo dos anos, demonstram esta perspectiva, através da realização de oficinas e exposições que instigassem os artistas visuais a ampliarem sua visão artística, através do conhecimento de obras e técnicas as mais diferenciadas, num mundo cada vez mais dominado pelas imagens globalizadas.
Por isso, a mostra Conexões, que traz obras inéditas de dois artistas formados pela UNIFRAN (Marcus Flávio e Uiliam José, que expuseram no LAB em 2012), abre espaço e visibilidade para manifestações diferenciadas, que se articulam e dialogam entre si em suportes tradicionais e também em novas experimentações. Os trabalhos procuram relacionar as duas propostas dos artistas, no sentido de representar a comunicação existente entre eles e sua produção, através da técnica da escrita de símbolos medievais (Uiliam) e do confronto entre o tradicional e o contemporâneo no uso de materiais reciclados (Marcus).
Os artistas acreditam "que lidar com questões sociais e ambientais é uma forma de registrar uma época, os costumes e as transformações de uma sociedade. Os materiais aqui usados, ao perder a sua função eletrônica e ganhar um novo formato, ressignificam a sua utilidade em confronto à carga funcional inicialmente atribuída. O lixo eletrônico passa por um processo de materialização em que a arte criada lida com questões estéticas e sociais. As alterações de sociabilidade em nosso dia-a-dia com a presença dos meio eletrônicos são bastante evidentes, em especial na população urbana. As propostas artísticas destes trabalhos estão permeadas por temas triviais como o conflito entre o tradicional e o moderno, o domínio das novas tecnologias e a perda da privacidade."
Suas linguagens e trajetórias de vida são diferentes, mas seus percursos profissionais se tocam no trabalho como professores de educação artística em tempos difíceis para este ofício. Em parte por conta disso, provavelmente, carregam consigo os signos da formação, da investigação e, ao mesmo tempo, de uma linguagem própria que está em processo de construção.

Serviço
Exposição: Conexõess – Marcus Flávio e Uiliam José
Abertura: dia 11 de Abril, às 20 horas
Visitação: 11 de Abril a 8 de Maio de 2015
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP - www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas


Nova Exposição no Laboratório das Artes em Abril (postado em 31 de março 2015)

 

 

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 11 de Abril (sábado), a partir das 20 horas, a mostra que reúne obras dos artistas Marcus Flávio e Uiliam José. A mostra, que traz obras inéditas dos dois artistas formados em artes pela UNIFRAN abre espaço e visibilidade para manifestações diferenciadas, que se articulam e dialogam entre si em suportes tradicionais e também em novas experimentações. Os trabalhos procuram relacionar as duas propostas dos artistas, no sentido de representar a comunicação existente entre eles, através da técnica da escrita de símbolos medievais (Uiliam) e do confronto entre o tradicional e o contemporâneo (Marcus).

Exposição: Conexõess

 



INICIAL 60 59 58 57 56 55 54 53 52 51 ...