"GRAVURAR", com trabalhos de artistas santistas é a nova mostra do Laboratório das Artes (postado em 19 de Julho 2019)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 03 de Agosto (Sábado), a partir das 20 horas a exposição Gravurar, que reúne 25 obras de cinco artistas ligados ao espaço Gravurar da cidade de Santos, com a curadoria de Márcia Santtos. O GRAVURAR – espaço gráfico nasceu em 2016 por iniciativa da artista, arte educadora e gestora do espaço Márcia Santtos, visando ampliar o cenário artístico cultural da cidade de Santos. Concebido como um espaço de produção, formação e difusão de arte e cultura, indissociavelmente articuladas, sua missão é fomentar a arte, ampliando a bagagem cultural do público e incentivando talentos individuais. O GRAVURAR oferece cursos contínuos e oficinas, grupo de estudo, palestras, mostras e diversas atividades culturais. Como o nome indica, o espaço é voltado para a prática da gravura, desenho e afins, sendo aberto a todas as pessoas que tenham interesse em arte.

Os artistas da mostra:
Márcia Santtos é Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP, arte educadora e artista plástica. Idealizou e organizou a I Bienal Internacional de Gravura de Santos em 2011. É professora universitária em diversas instituições da baixada santista. Como artista plástica, participou de exposições por todo o Brasil e exterior.

Renata Salgado é artista visual e pesquisadora. Mestra em Educação pela UNISANTOS. Pós-graduada em História da Arte nas Faculdades Claretiano. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUS – UNISANTOS e Licenciada em Artes Visuais pela UNISANTA, aonde veio a se apaixonar pela gravura e suas possibilidades. Em 2008 conheceu e começou a fazer parte do Grupo de Gravura Mariana Quito. Fez parte do Coletivo Santista de Gravura e atualmente é artista colaboradora do Gravurar.

Rachel Midori possui Licenciatura em Artes Plásticas (2008) e Especialização (2010) em Artes Visuais pela Universidade Santa Cecília de Santos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura. Atualmente trabalha como artista gráfica e educadora.

Verônica Melo de Lima estudou na escola Livre da Estação das Artes, nos cursos de desenho e óleo sobre tela desde 1998. Formou-se na Universidade Santa Cecília no curso de Ed. Artística com habilitação em Artes em 2006. Frequentou o Curso de Gravura do Grupo Mariana Quito, de 2006 a 2012. Retomou os trabalhos de gravura em 2018 no Espaço Gravurar.

Julian Campos é artista visual e ilustrador. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção. Faz parte do Gravurar, onde pesquisa e produz gravuras em técnicas de relevo e calcogravura. É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista da Casa Contemporânea, em São Paulo. Tem participado de exposições, mostras e salões de artes.

A exposição permanecerá em cartaz até o dia 19 de Setembro.

Serviço

Exposição:  Gravurar – curadoria de Márcia Santtos
Abertura: dia 3 de Agosto, Sábado, às 20h
Visitação: 3 de Agosto a 19 de Setembro de 2019
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca (SP)
Entrada Franca
Informações: (16)3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Exposição: Gravurar

 

Mostra de Gravura da Oficina Cultura Popular (postado em 12 de Junho 2019)

 


Inaugurada no dia 7 de Junho, prossegue até o mês de Julho a mostra de gravuras produzidas pelos alunos da oficina ministrada pelo artista e professor Uiliam José, intitulada "Cultura Popular". As obras foram desenvolvidas em várias técnicas, como xilogravura, linóleo e metal. O projeto é apoiado pelo Bolsa-Cultura municipal, financiado pela Prefeitura de Franca e FEAC e foi oferecido gratuitamente aos participantes. Ao mesmo tempo, permanece em cartaz a exposição do Coletivo Brasil, até o próximo dia 18 de Junho, ambas na sede do LAB à rua Cuba, 1099, Jardim Consolação, de Segunda a Sexta das 10 às 17 horas. Visitas especiais podem ser agendadas pelo telefone 3722-5004.

Exposição: Oficina Cultura Popular

 

CineLAB apresenta drama americano "Lady Bird" (postado em 04 de Junho 2019)

 


Na Quinta-feira, 13 de Junho, o CineLAB apresenta o filme americano "Lady Bird", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. "Lady Bird: A Hora de Voar" é um filme norte-americano dirigido e escrito por Greta Gerwig. Neste longa, podemos acompanhar a história de Christine "Lady Bird" McPherson (Saoirse Ronan, numa performance indicada ao Oscar 2018 de Melhor Atriz), uma jovem que está no último ano do colegial e que tem uma ambição que é comum a muitos adolescentes norte-americanos: a de que possam cursar uma faculdade o mais longe possível da cidade que eles consideram como seu lar.

CineLAB: Lady Bird

 

Oficinas de Estêncil e Encadernação em Junho (postado em 27 de Maio 2019)

 


Uma nova oficina de estêncil, sob a responsabilidade do artista Marcus Flávio será realizada nos dias 1 e 2 de Junho, abertas à comunidade. Esta oficina já está com lotação máxima, mas podem ser feitas inscrições para lista de espera. O projeto é apoiado pelo Bolsa-Cultura municipal, financiado pela Prefeitura de Franca e FEAC, totalmente gratuito.
No dia 8 de Junho próximo o LAB vai trazer a Franca o arquiteto Domingos Guimarães para uma oficina de encadernação, onde os interessados vão aprender as técnicas para construir dois cadernos para desenho, que podem levar para casa. São oferecidas doze vagas. Mais informações e inscrições podem ser obtidas na fan page do facebook do LAB das Artes ou pelo telefone 3722-5004.

Exposição: Coletivo Brasil

 

Laboratório das Artes traz Exposição do "Coletivo Brasil" (postado em 27 de Maio 2019)

 


Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 18 de Maio (Sábado), a partir das 20 horas a Exposição Coletivo Brasil, que reúne 22 obras de doze artistas de cidades como São Paulo, Araraquara, Curitiba e Ribeirão Preto dentre outras, com a curadoria de Lauro Monteiro. A mostra das reproduções permite acesso aos trabalhos dos artistas que foram expostos na Europa, mais precisamente na cidade de Torres Vedras em Portugal, no ano passado.
A diversidade das obras e das técnicas é grande, incluem desde bordados de Pedro João Cury, gravuras em linóleo e metal de Semiramis Paterno, e Ivo Indiano, fotografias de Marilda Suzhá e Adriana Amaral, pinturas e desenhos de Maria Soler, Fabiano Vianna, Décio Soncini, Claudio Westphalen, Thiago Ribeiro e Cláudia Colagrande. Wisley Luiz apresenta um documentário intitulado "Cidade das cores".
A exposição permanecerá em cartaz até o dia 18 de Junho.

Serviço

Exposição: Coletivo Brasil – curadoria de Lauro Monteiro
Abertura: dia 18 de Maio, Sábado, às 20h
Visitação: 18 de Maio a 18 de Junho de 2019
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca (SP)
Entrada Franca
Informações: (16) 3722-5004
www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Exposição: Coletivo Brasil

 

CineLAB apresenta drama espanhol "Verão de 1993" (postado em 09 de Maio 2019)

 


Na Quinta-feira, 16 de Maio, o CineLAB apresenta o filme espanhol "Verão de 1993", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Com a morte da mãe, no verão de 1993, Frida, uma menina de 6 anos, se muda de Barcelona para o interior da Catalunha com os tios e a prima de 4 anos e tem o desafio de se adaptar ao novo lar, ao mesmo tempo em que a nova família tem de se disponibilizar para receber a órfã.
Candidato da Espanha a uma vaga pelo Oscar 2018 de melhor filme estrangeiro, "Verão 1993", da estreante Carla Simón, é uma obra-prima (mas não levou a estatueta). Embora tempo e espaço estejam em permanente contraste e consonância, é a passagem do tempo e a possibilidade que ela propõe de adaptação e reconstrução que delineia o caminho da menina Frida. A diretora espanhola, que também assina o roteiro, parte de uma história autobiográfica na qual mistura memórias afetivas, episódios reais, verdades construídas e imaginação

CineLAB: Verão 1993

 

Oficinas e Atividades continuam em Maio (postado em 01 de Maio 2019)

 


As oficinas de gravura, coordenadas pelo artista Uiliam José, e de estêncil, sob a responsabilidade do artista Marcus Flávio, continuam durante o mês de Maio, abertas á comunidade. Os projetos são apoiados pelo Bolsa-Cultura municipal, financiados pela Prefeitura de Franca e FEAC, e são totalmente gratuitos. Além disso, no dia 18 de Maio o LAB vai abrir sua nova exposição, com a mostra do "Coletivo Brasil", que expôs em Portugal no ano passado. O CineLAB está previsto par o dia 16, com o filme espanhol "Verão 1993". Participe, todas as atividades são gratuitas. Mais informaçães podem ser obtidas na fan page do facebbo do LAB das Artes.

 

Atalie vai participar do Território da Arte em Araraquara (postado em 22 de Abril 2018)

 


A Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara e a FUNDART - Fundação de Arte e Cultura do Município convidaram a coordenadora do Laboratório das Artes de Franca Atalie Rodrigues Alves a integrar a programação da 16ª edição do projeto Território da Arte de Araraquara. Atalie vai integrar a Comissão de Seleção de projetos. Esta edição terá como tema "Conexões Possíveis" que será desenvolvido por meio de uma mescla de conceitos entrelaçados com a intersetorialidade entre as ações das políticas públicas do município com foco principal nas reflexões, ações e interlocuções com a linguagem das Artes Visuais. A curadoria do evento é de Lívia Dotto Martucci.

 

CineLAB apresenta "Diamantino", Comédia Portuguesa (postado em 15 de Abril 2019)

 


Na Quinta-feira, 18 de Abril, o CineLAB apresenta o filme português "Diamantino", a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Diamantino, o protagonista e narrador em voz off, é o melhor jogador de futebol do mundo, com um talento que ele próprio explica como uma inspiração envolvendo campos de algodão e cãezinhos felpudos. Diamantino é natural dos Açores, com acentuado sotaque micaelense. O seu pai, único amigo e conselheiro, morre logo no início do filme. Na sua família, que gosta de aparecer, sobressaem as duas irmãs gêmeas, interpretadas por Anabela e Margarida Moreira, malvadas e dispostas a tudo para lhe extorquir o dinheiro todo.
A certo ponto Diamantino é requisitado por uma espécie de ministério da propaganda português para protagonizar uma campanha nacionalista, em que Diamantino surge como símbolo de Portugal, corporizando D. Afonso Henriques expulsando os árabes do país, numa referência à crise migratória na Europa. Diamantino será também alvo de experiências genéticas, com vista a cloná-lo e produzir mais exemplares raciais como ele. Durante um sonho, em que vê uma barca de refugiados a afundar-se, decide adoptar uma criança refugiada, desencadeando uma reviravolta no filme.

CineLAB: Diamantino

 

Oficinas de Arte e Cursos (postado em 19 de Março 2019)

 


Duas oficinas, dos artistas francanos Marcus Flávio e Uiliam José vão ser realizadas no Lab, que cedeu o espaço para as atividades financiadas pelo edital do Bolsa-Cultura da FEAC e Prefeitura Municipal de Franca. Ambas são oficinas de formação em técnicas artísticas: de Marcus Flávio, é sobre o uso do estêncil em grandes formatos, a de Uiliam em xilogravura. As inscrições são gratuitas e estão abertas. A oficina de Marcus Flávio será dividida em duas partes, a primeira de 22 a 24 de março, com inscrições pelo email marcusflavio81@yahoo.com.br, para maiores de 16 anos. A de Uiliam será em seis aulas, a partir de 13 de Abril, inscrições pelo email uiliamjose84@gmail.com.
Os cursos livres de desenho, desenho de moda e pintura do LAB também já começaram as atividades, que podem ser iniciadas a qualquer tempo com programação de estudos individual. Mais informações podem ser obtidas pela conta do LAB das Artes no facebook ou pelo telefone 3722-5004, com a artista coordenadora Atalie Rodrigues Alves.

 


INICIAL ...